Ajuda humanitária foi concedida durante conferência internacional
A concessão de assistência humanitária adicional anunciada, nesta sexta-feira (14), pelos Emirados Árabes Unidos, no valor de 200 milhões de dólares, durante a “Conferência Humanitária de Alto Nível para o Povo do Sudão” em Adis Abeba, Etiópia, eleva o total fornecido pelos Emirados desde o início da crise para 600,4 milhões de dólares, destinados a apoiar a resposta humanitária ao longo dos 22 meses desse doloroso conflito. Além disso, nos últimos dez anos, os Emirados Árabes Unidos forneceram 3,5 bilhões de dólares em assistência humanitária ao povo sudanês, reafirmando seu compromisso inabalável em apoiar os necessitados durante as crises.
Com a proximidade do mês sagrado de Ramadã e os valores de solidariedade humana que ele representa, os Emirados Árabes Unidos fazem um apelo para uma trégua humanitária durante este período abençoado, com o objetivo de aliviar o imenso sofrimento enfrentado pelo povo sudanês. Este não é apenas um apelo humanitário, mas uma obrigação decorrente do direito humanitário internacional.
Nesse contexto, não deve haver qualquer “veto” ao acesso da assistência humanitária, e a comunidade internacional deve intensificar seus esforços para garantir que a ajuda chegue aos necessitados em todo o mundo. É fundamental reafirmar que nenhuma parte tem o direito de impedir arbitrariamente a chegada de assistência vital.