Reunião em Abu Dhabi discutiu financiamento de projetos de infraestrutura e parcerias público-privadas no primeiro encontro do grupo realizado no país árabe.
Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, sediou na segunda-feira (5) e na terça-feira (6) seu primeiro evento do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Indonésia. O encontro com autoridades de finanças destes países foi realizado no âmbito da Força-Tarefa do Grupo de Trabalho sobre Parceria Público-Privada e Infraestrutura (TFPPPI) do Brics.
O Brasil ocupa neste ano a presidência do Brics. O Rio de Janeiro será sede do encontro de cúpula do bloco, marcado para 6 e 7 de julho. Esta foi a primeira vez que os Emirados sediaram um encontro do grupo, que surgiu em 2006 com Brasil, Rússia, Índia e China e, em 2011, integrou a África do Sul. O bloco passou a ter o atual formato no ano passado, com a inclusão dos outros integrantes, inclusive os Emirados.
No encontro dos últimos dois dias, foram discutidas formas de desenvolver mecanismos para financiar projetos de infraestrutura e expandir as parcerias público-privadas (PPPs), além da troca de experiências de cada país. Um seminário sobre o tema foi realizado em Abu Dhabi. Os representantes das nações integrantes do Brics visitaram a cidade sustentável Masdar City, onde foram executados projetos por meio de PPPs.
Segundo a agência de notícias dos Emirados WAM, do Brasil participaram a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas, e o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Romero.
Fonte: ANBA