A comemoração do 47º aniversário do conglomerado de monarquias árabes foi festejada com homenagem à Sheikh Zayed e muita tecnologia
Raquel Pires
Fotos: Eliane Loin
A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Abdullah Al Ulama, recebeu seus convidados em Brasília, para comemorar a data nacional do país, celebrada oficialmente no dia 02 de dezembro. A recepção aconteceu na última quarta-feira (05) com a presença de membros do corpo diplomático, representantes do governo brasileiro e da imprensa. Os Emirados Árabes Unidos são formados por uma confederação de sete monarquias árabes unidas desde 1971: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.
A embaixadora, Hafsa Abdullah Al Ulama agradeceu a presença de todos no evento e durante seu discurso enalteceu o falecido líder e fundador dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. “Tenho a honra de celebrar com vocês o 47º aniversário dos Emirados Árabes Unidos, uma federação de sete estados que são um oásis de paz e prosperidade formado pela sabedoria e liderança desse grande líder árabe”.
Esse ano marca o centenário de nascimento do fundador do país, e segundo a embaixadora, 2018 foi declarado o ano de Zayed bin Sultan. “Ele foi um homem de visão e sabedoria. Ele transformou um adverso deserto em um jardim de prosperidade, um desconhecido canto do mundo em um vibrante lugar de negócios e comércio. Um país sem infraestrutura em uma referência de progresso Hoje, os Emirados Árabes Unidos se tornaram um modelo a ser seguido para milhões de pessoas realizarem seus sonhos em um ambiente de tolerância, moderação e empenho de lei”, discursou.
Hafsa Abdullah Al Ulama ainda acrescentou que a influência do líder árabe foi fundamental para que o país se tornasse a grande potência que é nos dias de hoje. “Baseado pelos valores plantados pelas cuidadosas mãos do Sheikh Zayed, os Emirados Árabes Unidos se tornaram um modelo seguido por outros. Hoje, nós somos o centro de gravidade para milhões de pessoas que realizam os seus sonhos”.
A relação com o Brasil também esteve presente no discurso da embaixadora, que salientou a forte relação entre ambos os países. “Essa relação é baseada em princípios de cooperação e respeito mútuo. Tivemos muitas conquistas esse ano e tenho certeza, que teremos muitas outras ano que vem”, finalizou.
Após o discurso da embaixadora, os presentes se deliciaram com um jantar e aproveitaram o visual tecnológico da festa, que chamou a atenção dos convidados. Dois painéis de LED passavam imagens do país, além de um laser que reproduzia figuras árabes. O grupo musical sonata também se apresentou.
História – No início da década de 1960, o petróleo foi descoberto em Abu Dhabi, um evento que levou a rumores de unificação feitos pelos sheikhs. O Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan tornou-se governador de Abu Dhabi em 1966 e os britânicos começaram a perder seus investimentos petrolíferos para empresas estadunidenses. Na época, os sheikhs dos Emirados decidiram formar um conselho para coordenar as questões entre eles e tomar conta do programa de desenvolvimento. Eles formaram o Conselho dos Estados da Trégua.
Em 1968, o Reino Unido anunciou sua decisão, reafirmada em março de 1971, de dar um fim às relações com os sete Sheikhdoms da Trégua que estiveram, junto a Bahrain e Qatar, sob proteção britânica.
O Bahrain tornou-se independente em agosto, e Qatar em setembro de 1971. Quando o tratado britânico-Sheikhdoms da Trégua expirou em 1º de dezembro de 1971, os sete estados que ainda não haviam declarado suas independências acabaram se tornando independentes juntos, como um país único.
Os governantes de Abu Dhabi e Dubai formaram uma união entre seus dois emirados independentes, prepararam uma constituição, e chamaram os representantes dos outros cinco emirados para participar deste novo país. Também foi acordado entre os dois que a constituição seria escrita a 2 de dezembro de 1971. Nesta data, no Palácio Guesthouse de Dubai, quatro outros emirados concordaram em se unir. O emirado Ras al-Khaimah apenas se juntou depois, no início de 1972. Assim, os Emirados Árabes Unidos foram formados em 2 de dezembro de 1971, quando o tratado do Reino Unido expirou e os emirados independentes decidiram formar uma União.