Investimentos em projetos do Novo PAC também foram discutidos no encontro entre os representantes dos dois países
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, e o ministro das Cidades, Jader Filho, reuniram-se nesta quarta-feira (11), para discutirem oportunidades de cooperação entre aquele país, que está à frente da realização da COP 28, e o Brasil, que em 2025 realiza a COP 30 em Belém do Pará. No encontro, os participantes também discutiram oportunidades de investimentos estrangeiros em projetos no âmbito do Novo PAC.
As Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) são eventos realizados anualmente e cada edição é sediada por um país diferente. Neste ano, a COP 28 acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes e será presidida pelo ministro da Indústria e Tecnologia Avançada do país, Sultão Ahmed Al Jaber.
No início da reunião, o ministro Jader Filho exibiu imagens da realização do Círio de Nazaré, no início de outubro em Belém, ressaltando a capacidade de organização da cidade e as demandas de infraestrutura para a realização da COP 30. O embaixador Alsuwaidi assegurou que a parceria estratégica entre os dois países atingiu um novo patamar após a visita oficial do presidente Lula em abril deste ano, e inclui um entendimento para troca de experiências e suporte entre as equipes que vão realizar as COPs.
Além disso, há perspectivas de expansão da cooperação e financiamento em áreas como meio ambiente, infraestrutura, energia, entre outras. O objetivo, segundo o embaixador é dobrar o montante de investimentos no Brasil. “Temos mais de 25 fundos soberanos especializados em áreas diferentes”, disse. “Com áreas de interesse em setores econômicos diversos, como rodovias, logística, portos, hotelaria e muitos outros.”
O ministro das Cidades destacou oportunidades de cooperação entre os países, em especial no âmbito do Novo PAC. “Temos muitos projetos em saneamento, mobilidade urbana, habitação com o Minha Casa, Minha Vida. Nossos secretários estão à disposição para mostrar os projetos e conversar com nossos parceiros sobre as oportunidades.”
Os representantes dos dois países concordaram em estruturar reuniões entre as equipes técnicas do ministério e representantes do setor público e privado dos Emirados Árabes para detalhar os projetos e explorar as oportunidades.
“São iniciativas como essa que o presidente Lula nos pediu, que possamos discutir com investidores, falar sobre as PPPs e investimentos no Brasil, para que o PAC possa se fortalecer ainda mais, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento para nossas cidades”, destacou o ministro.
Fonte: Ministério das Cidades