Trata-se do novo cultivar da maçã Gala, tipo Full Color de vermelho intenso.
Não é de hoje que a Embrapa vem pesquisando frutos, propondo melhoria genética e aumento da produção do agronegócio. Muitas vezes já falamos aqui das uvas, mas hoje vamos falar da maçã Gala, aquela com veios brancos (conhecidas estrias), que agora tem nova coloração vermelha, totalmente uniforme e ganhou, também, novo nome Purple Gala, segundo a publicação da Gazeta News, na edição nº1 do AgroSerra. A previsão é de que a maça deve estar disponível nos principais mercados consumidores brasileiros em dois anos.
A Purple Gala foi desenvolvida pela Embrapa em conjunto com a empresa Jardim dos Clones Produção e Comercialização de Frutas e Mudas. “Ela é uma mutação natural que tem todas as características positivas e ainda acrescida de uma cor de casca excepcional. Trata-se de um vermelho intenso, com recobrimento compacto da epiderme e com distribuição uniforme da coloração superficial…”, destaca Paulo Ricardo Oliveira, pesquisador da área de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho.
Além da coloração uniforme, a nova maçã Purple Gala, também chama a atenção pela qualidade e homogeneidade no tamanho da fruta. Foi inicialmente identificada e selecionada em 2013, pelo engenheiro-agrônomo João Zuanazzi, a partir de uma mutação observada no pomar da cultivar Royal Gala, no município de Vacaria no Rio Grande do Sul.
Foi a partir daí que a Embrapa, em parceria de cooperação técnica, participou dos estudos do novo clone da maçã Gala. Ficou responsável por realizar avaliações agronômicas da qualidade e do armazenamento dos frutos, atestar a identidade genética e a sanidade do material, assegurar a correta multiplicação do material vegetal básico, atender aos requisitos legais de proteção da cultivar junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e catalogar o novo clone no Registro Nacional de Cultivares (RNC), com o nome BRS Gala JVZ64.
Atualmente a produção mundial de maçãs conta com dezenas de cultivares, com diferentes cores, texturas, aromas e sabores. No Brasil, a produção fica concentrada na Região Sul e é dividida entre duas cultivares e seus diferentes clones: a neozelandesa Gala, com 60%, e a japonesa Fuji, com 35% da produção. De importador de maçãs, o Brasil tornou-se fornecedor internacional.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, em 2020 o Brasil foi o 150º maior produtor, com 1,09% da produção mundial. A Purple Gala é uma maçã genuinamente brasileira distinguível pela intensa pigmentação vermelha uniforme e é linda!
rachel.alves.bsb@gmail.com https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos