The 12th edition of Chá com letras took place this friday (23/12) at the Embassy of India, in Brasilia, with readings by Minister Ary Norton de Murat Quintella, Ana Paula Arendt and Rui Camargo, diplomats-writers-poets from the Brazilian Ministry of Foreign Affairs. Minister Quintella talked about his recent visit to Goa, India and narrated his experiences. Ana Paula read poems from her latest book ‘The Constituent’. Rui Camargo read two poems – Adam and Eve, and Friday, 12:00. The event was well attended by poets, diplomats and lovers of literature and poetry.
Embaixada da Índia realiza evento literário
Uma vez ao mês, durante o “Chá com Letras” artistas brasileiros e estrangeiros se encontram para tarde de leituras. Nessa última edição do ano, todos os poetas eram diplomatas.
| Oda Paula Fernandes
O ano já se aproxima do fim. Com felicitações de boas festas, de Feliz Natal e de um ano cheio de realizações, o poeta-diplomata Abhay Kumar recebeu mais uma vez poetas brasileiros, desta vez todos do corpo diplomático, para a 12ª edição do evento literário ‘Chá com letras’, oferecido pela embaixada da Índia. A última edição deste ano aconteceu na tarde dessa sexta-feira (23.12), com a presença de convidados que prestigiaram os artistas Ary Norton de Murat Quintella, Ana Paula Arendt e Rui Camargo.
O anfitrião do evento, primeiro ministro da Índia no Brasil e poeta, Abhay Kumar, falou da felicidade em poder ter realizado todas as edições do ‘Chá com letras’ e para fechar o ano, artistas diplomatas. “Eu queria reunir colegas de profissão diplomatas que são também poetas, escritores. Nesta edição, todos os artistas são diplomatas. Consegui!”, comemorou Kumar. O ‘Chá com Letras’ será realizada a cada mês na embaixada indiana em Brasília.
Os artistas
Ary Norton de Murat Quintella – é ministro do Itamaraty, diretor do Departamento Central e do Sul da Ásia e Oceania (Dacmo). Nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1963. Estudou ciências políticas na Escola de Política de Londres, ingressou no Instituto Rio Branco como diplomata em 1990 e atua desde então em várias missões pelo mundo. É também escritor, poeta e casado com Eugenia Barthelmess, tem uma filha e há 3 meses criou o blog https://aryquintella.com/ onde publica opiniões sobre artes, cinema e livros.
Ana Paula Arendt – Pseudônimo de R. P. Alencar, é escritora, poetisa e diplomata. Nasceu em 1980, em Rondônia. Diplomata em Relações Internacionais e Mestre em Ciência Política, trabalhou desde 2004 na área de Direitos da Infância e da Adolescência, antes de entrar no Itamaraty, em 2008. É mãe de Catarina, Tomás e João Davi. Morou em São Paulo, Montevidéu e Brasília, onde reside hoje. Autora de livros infantis, de peças teatrais, de romances e de coletâneas de poemas. Publicou “A Verdade é Filha da Mentira” e “Rumo à Liberdade”, pela Azougue Editorial. Autora do romance de boteco “Trinta Moedas para o Diabo”, o poema épico “Penthesilea”; e a obra premiada “O Constituinte”.
Rui Camargo – é diplomata no Itamaraty, estudou Letras na Universidade de São Paulo (USP). Nascei em minas gerais em fevereiro de 1988. Escritor, é tido como uma nova marca e publicou os livros “Adam and Eva” (Adão e Eva) e “Friday, 12:00” (Sexta-feira, doze horas),