Atualidade e informação do mundo diplomático e comércio exterior em suas mãos
| Oda Paula Fernandes
A capital federal ganhou, no dia 12 de novembro, um canal de comunicação que aproxima as embaixadas e os assuntos diplomáticos do público externo. Além do espaço maior, que neste ano teve quase o dobro que na última edição, a 12ª Feira Internacional das Embaixadas teve uma participação especial: foi palco para o lançamento da primeira edição impressa da revista Embassy Brasília, especializada em assuntos diplomáticos e internacionais. Desde a criação em dezembro de 2015, a revista era apenas na versão eletrônica que agora ganha um “material complementar” em papel.
Idealizadora do canal de comunicação da revista, a empresária e jornalista Liz Elaine Lobo, conta que este é um sonho que se realiza depois de 15 anos. “Hoje faz um ano que iniciei esse trabalho com a cobertura de eventos diplomáticos nas embaixadas e organismos internacionais, através da revista online. E agora, para minha felicidade, faço o lançamento da revista impressa onde ela nasceu, na Feira Internacional das Embaixadas. É um passo à frente neste projeto que une network, negócios e amizades, além de divulgar ações de solidariedade entre o Brasil e vários países representados por suas embaixadas”, revela a empresária.
A intenção da jornalista é colocar na revista impressa matérias inéditas acerca do mundo diplomático, como também projetos do governo federal e até dos governos municipais que envolvam a participação das embaixadas.
Articulista da Embassy Brasília, o advogado do escritório MGCF Boutique Jurídica, especializado em direito tributário e finanças públicas e direito internacional, Márcio Geovani da Cunha Fernandes, também prestigiou o lançamento da revista impressa. “É um veículo que trás para perto do cidadão comum, num mundo cada vez integrado, o universo da diplomacia e dos assuntos relacionados ao direito internacional e ao comércio exterior. A revista já é uma realidade de prestígio no espaço diplomático brasileiro”, afirma o advogado MG Cunha Fernandes.
No estande, localizado próximo ao palco central da Feira, personalidades políticas, embaixadores de vários países, amigos e colaboradores foram recebidos pela equipe da Embassy que já comemora o sucesso do empreendimento. “Temos parceiros que nos apóiam e as perspectivas são muito favoráveis para os próximos meses. A equipe da Embassy é competente, é antenada com os acontecimentos internacionais e diplomáticos”, pontua o diretor comercial da Embassy Brasília, Caleb Luiz Oliveira.
A embaixatriz da Polônia, Ktarzyna Braiter, pousou para fotos e também foi homenageada com uma foto lembrança. Animada, ela conta que promover eventos culturais e receber a imprensa e amigos é novidade na rotina da embaixada da Polônia. “É sempre um prazer receber pessoas na embaixada, quebrar a rotina de trabalho com a divulgação de assuntos importantes como artes, eventos beneficentes, homenagens, educação e cultura. Isso conta a história de um povo e colaboramos, abrindo as portas da embaixada para todos vocês”, revela a embaixatriz.
O grupo que faz parte da Sociedade Amigos da Polônia, representados por Cosete Ramos Gebrim prestigiaram os eventos. Receberam fotos, um mimo da revista para registrar este momento especial. “Somos um grupo de quase 50 pessoas e hoje viemos prestigiar o evento. Viemos trazer nossa alegria contagiante, divulgar a cultura e levar para adentro da embaixada as pessoas que querem conhecer mais sobre a história do país”, celebra Cosete.