• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 26 março , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Embaixatrizes lançam livro em celebração ao Brasil

por Embassy News
26 de março de 2026
em Eventos
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Obra intitulada ‘Embracing Brazil/Abraçando o Brasil’ foi idealizada pelo GCCM, Grupo de Cônjuges dos Chefes de Missão em Brasília, destacando o poder da colaboração, da narrativa e do intercâmbio cultural.

O Grupo de Cônjuges de Chefes de Missão (GCCM), em Brasília, lançou oficialmente seu primeiro livro, Abraçando o Brasil, nesta terça-feira (24 de março de 2026), no Foyer Villa-Lobos do Teatro Nacional. A obra, escrita pela comunidade diplomática, reúne depoimentos de representantes de 53 países sobre o afeto pelo Brasil e pela população brasileira. O livro oferece um mosaico literário único de reflexões pessoais, experiências e perspectivas de membros da comunidade diplomática e internacional que vivem no Brasil.

Segundo a  a presidente do GCCM, Annette Baingana, embaixatriz de Ruanda,  por meio dessas narrativas, “Abraçando o Brasil” enaltece a cultura, a diversidade e as conexões significativas formadas além-fronteiras do país. “Este livro é uma celebração do Brasil sob a perspectiva da comunidade diplomática e internacional — um testemunho das conexões, histórias e experiências compartilhadas que nos unem”, afirmou.

Além do seu valor cultural, o projeto reflete o compromisso do GCCM em Brasília com o impacto social, com a renda obtida com a venda do livro apoiando iniciativas comunitárias lideradas e apoiadas pela organização”, completa Baingana.

Annette Baingana: “Percebemos que todos nós amamos o Brasil e decidimos reunir textos como uma carta de amor ao país”

Governador

Presente ao lançamento do “Abraçando o Brasi”, o governador Ibanez Rocga lembra que Brasília foi construída por Juscelino Kubitschek com o objetivo de unir todos os brasileiros, mas também todas as nações. Esse objetivo se cumpriu e faz da nossa capital a capital voltada para o mundo”, observou o chefe do Executivo. “Ao longo do meu mandato, tive a oportunidade, junto com o nosso secretário [de relações internacionais] Paco Britto, de receber diversas delegações internacionais no Palácio do Buriti e conhecer também o que cada nação podia ofertar à nossa capital e à nossa República. Essa obra que é lançada hoje consolida toda essa visão que os outros países têm da nossa capital e do nosso país.”

Em seu discurso, a primeira-dama Mayara Noronha Rocha salientou a importância do diálogo entre as nações para solucionar conflitos e auxiliar quem mais precisa. “Esse livro representa um momento de unidade entre todas as nações. Hoje nós estamos provando para o mundo inteiro que a diplomacia vai além dos grandes encontros políticos. Começa com um olhar atencioso e carinhoso com os detalhes do Brasil, onde muitos de nós, muitas vezes, não conseguimos parar e analisar”, afirmou.

Por sua vez, o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, destacou a parceria entre este GDF e a comunidade diplomática. “Esse livro, lançado por cônjuges de embaixadores e embaixadoras, é um reconhecimento do trabalho do GDF e é muito importante que nós também reconheçamos o trabalho deles, que é o trabalho da causa social. Há oito anos participam de feijoadas, com atividades, ajudando igrejas.

História

Fundado em 2004, o GCCM conta atualmente com 67 membros ativos, ligados a embaixadas e organizações internacionais acreditadas no país. A presidente do grupo e embaixatriz Annette Baingana afirmou que o livro lançado pelo coletivo surgiu para ampliar a arrecadação de recursos destinados a projetos sociais no Brasil. “Desde 2022, apoiamos cerca de 17 projetos sociais e queríamos fazer mais. O bazar anual não era suficiente, então pensamos em uma forma de servir ainda mais a comunidade. Percebemos que todos nós amamos o Brasil e decidimos reunir textos como uma carta de amor ao país”, explicou.

O programa contou com o lançamento oficial do livro, discursos de representantes das missões diplomáticas e uma apresentação musical do grupo Rejane – Rec Son, uma das iniciativas sociais apoiadas pelo GCCM.
Tags: abraçandoAnnette BainganaBrasilEmbaixatrizesGCCMIbanez RocgalivroPaco Britto
Notícia Anterior

Brasil celebra o Dia Nacional da Comunidade Árabe

Notícias Relacionadas

Eventos

Embaixador da República de Chipre representa o país no Segmento de Alto Nível da CMS COP15 no Brasil

23 de março de 2026
Eventos

Irlandeses em festa no St. Patrick’s Day

16 de março de 2026
Eventos

Japoneses celebram aniversário do imperador Naruhito

15 de março de 2026
Please login to join discussion

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In