O projeto Viver Brasília é uma iniciativa incrível do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI) que reúne embaixadores de países distintos em torno das riquezas culturais da nossa capital. O percurso desta primeira edição da exposição, lançada em 12 de maio, foi baseado no livro “Roteiro Geopoético de Brasília”, de autoria da jornalista, escritora e poeta Amneres Santiago. Por meio das fotos expostas, busca-se evidenciar o olhar de dez embaixadores sobre o Distrito Federal, destacando elementos que lhes chamam a atenção.
A mostra ficará disponível no Museu de Arte de Brasília (MAB) por pelo menos um mês e expõe fotografias feitas por diplomatas residentes na capital federal, durante um passeio promovido pelo EAI em outubro de 2021, por monumentos e espaços históricos da cidade. Representações Participantes da 1ª Edição: Bélgica, Cameron, Eslovênia, Espanha, Irlanda, México, Nigéria, Panamá, Reino Unido e Singapura.
“Temos nos dedicado muito, e a última peça que falta pra devolver não só à população de Brasília, mas à comunidade internacional, é o Teatro Nacional. Ainda enfrentamos alguns entraves burocráticos pra poder reabri-lo com segurança, mas nossa intenção é iniciar as obras de restauração ainda este ano, para que esse importante espaço possa estar em breve incluído no roteiro do ViVer Brasília,” disse o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues.
“Poder mostrar e nos aprofundar na relação que temos com o lugar onde as nossas embaixadas e residências estão localizadas é mais do que uma relação política e administrativa. É, por definição, emocional, até mesmo instintiva. Desta magnífica cidade, pudemos e poderemos sempre nos deliciar e absorver o que tem de melhor, sua cultura viva nos ambiente das ruas, centros comerciais, bares e teatros, nessa imensa obra de arte a céu aberto que é Brasília,” discursou a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal, Renata Zuquim
A exposição pode ser visitada gratuitamente no MAB durante toda a semana — exceto às terças, quando o Museu não é aberto — das 10h às 19h. Para saber mais sobre o projeto e conferir as fotos dos embaixadores, visite o site: https://eaigdf.wixsite.com/viverbrasilia.