Diplomatas da Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega conhecem iniciativas de combate ao racismo do governo brasileiro em visita ao Ministério da Igualdade Racial
Um grupo de embaixadores nórdicos foram recebidos, nesta terça-feira (29), pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O diplomatas estiveram no ministério em missão oficial para uma troca de experiências sobre a promoção da igualdade racial.
O grupo, formado pelas embaixadoras da Suécia, Karin Wallensteen; da Finlândia, Johanna Karanko; da Dinamarca, Eva Pedersen e a ministra-conselheira da Noruega, Annete Bull, conversou sobre a articulação de áreas e a cooperação em prol da justiça racial nos países nórdicos.
Na ocasião, a ministra apresentou as prioridades do Brasil para a justiça racial em termos nacionais a partir dos programas Juventude Negra Viva (PJNV) e Abre Caminhos.
Anielle Franco reforçou o compromisso do Brasil com a promoção da igualdade racial em âmbito nacional e internacional. Ela destacou que, apesar do estabelecimento de estrutura política e institucional antirracista, pessoas negras dentro e fora do país continuam sofrendo as desigualdades causadas pelo racismo.
Em termos globais, foi apresentado às autoridades internacionais, a atuação do Brasil em participações internacionais em conferências e fóruns da Organização das Nações Unidas. A ministra também falou do apoio a projetos para a promoção da igualdade racial, oportunidades e acesso aos direitos fundamentais, como saúde, educação e segurança, em alinhamento com os princípios da Segunda Década Internacional para os Afrodescendentes.
Fonte: MIR