Katarína Tomková e Aleksandar Ristić assumem a chefia da missão de seus países no Brasil
A Secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, , recebeu, na sexta-feira (02), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, as cópias figuradas das cartas credenciais da embaixadora da Eslováquia, Katarína Tomková. O novo embaixador da Sérvia do Brasil, Aleksandar Ristić, também entregou o documento à secretária.
Katarína Tomková recebeu o agrément para atuar como embaixadora no Brasil em novembro do ano passado. A Missão Diplomática da República Eslovaca no Brasil abrange também Equador, Guiana, Colômbia, Suriname e Venezuela. A diplomata garante que sua ambição, entre outras coisas, é fortalecer a missão diplomática abrindo o cargo de diplomata econômico.
As relações diplomáticas entre Brasil e Eslováquia tiveram início em 1993, quando da dissolução da Tchecoslováquia. A Embaixada do Brasil em Bratislava foi inaugurada em 2008 – até então, o relacionamento bilateral era cumulativamente acompanhado pela Embaixada do Brasil em Viena (Áustria). O Brasil foi o 1º país latino-americano a abrir embaixada em Bratislava.
As exportações da Eslováquia para o Brasil valeram 201,1 milhões de euros em 2022, enquanto as importações para a Eslováquia cresceram 22%, para 106 milhões de euros. O Brasil é o maior parceiro comercial da Eslováquia em toda a América do Sul.
A secretária Maria Luisa Escorel de Moraes também recebeu as cartas credenciais do novo embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić. Antes de vir ao Brasil, o diplomata ocupava, desde outubro de 2019, o cargo de embaixador do país em Seychelles, país da África Oriental. Anteriormente, representou seu país atuando como embaixador na Etiópia.
As relações entre a Sérvia e o Brasil possuem grande potencial de desenvolvimento em setores como energia renovável, agricultura e indústria. Os dois países mantêm mecanismo de Consultas Políticas, cuja reunião mais recente ocorreu em junho de 2019, em Brasília. Há acordos e memorandos de entendimento bilaterais nas áreas de defesa, policial e cooperação técnica, assim como acordo de isenção de vistos para os nacionais de ambas as nações.
Fonte/ Fotos: Itamaraty