Os embaixadores Akira Yamada, do Japão, e Heiko Thoms, da Alemanha receberam na sexta-feira (22), a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico das mãos do presidente Jair Bolsonaro. A solenidade foi no Pátio de Solenidades da Base Aérea de Brasília que também contou com a presença do ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Foram condecorados ainda ministros de Estado, senadores, deputados federais, personalidades civis e militares.
A medalha é a maior distinção da Força Aérea Brasileira e é concedida aos militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se destacado no exercício de sua profissão. Além disso, a Ordem do Mérito Aeronáutico também pode ser concedida para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por organizações militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras.
“Gostaria de reafirmar minha felicidade como comandante da nossa Força, por fazer parte desta comemoração e por poder contribuir com o melhor dos meus esforços para garantir o sucesso do nosso Programa Estratégico de Sistemas Espaciais e da implantação do Sistema F-39 Gripen, além da consolidação do KC-390 Millennium, projetos que constituem a espinha dorsal da FAB no ambiente aeroespacial pelas próximas décadas”, escreveu o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Batista Junior, em Ordem do Dia lida durante a cerimônia.
Em sua rede social, o embaixador Akira Yamada disse ter sido “uma grande honra receber a Ordem do Mérito Aeronáutico, no dia de hoje, por ocasião das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira” e que a embaixada do Japão continuará cooperação com Brasil na área de defesa. O embaixador alemão Heiko Thoms também se disse muito honrado com a condecoração, destacando que “É uma expressão da profunda conexão e da parceria estratégica entre Brasil e Alemanha”.
O presidente Bolsonaro fez entrega de medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico a diversas personalidades civis e militares, incluindo o senador, Flávio Bolsonaro e Álvaro Dias, os ministros Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Milton Ribeiro (Educação) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), bem como deputados federais, juízes e servidores do governo.
Patrono da aviação – O Dia do Aviador e o dia da Força Aérea Brasileira (FAB) é comemorado neste sábado, 23 de outubro. A data homenageia os aviadores que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação, Alberto Santos Dumont. A data é uma referência ao maior feito do inventor, quando, em 1906, realizou o primeiro voo com um equipamento mais pesado que o ar. A bordo do 14-Bis, Dumont decolou do campo Bagatelle, na França, marcando o início da evolução nos meios de transporte.