Diplomatas estiveram em planta de produção 100% halal da JBS em Goiânia. Para decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben , empresa pode instalar mais fábricas nos países árabes.
Após visitar uma fábrica de produção de carne bovina 100% halal da JBS em Goiânia, a capital de Goiás, o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, afirmou à ANBA que há oportunidades para a empresa ampliar sua presença nos países do Oriente Médio e do Norte da África. “Esperamos que a aproximação após esta visita abra horizontes para um maior intercâmbio com o mundo árabe, dando a oportunidade de criar mais plantas [de fabricação] nos países árabes”, afirmou (na foto acima, a delegação antes de entrar nas instalações da empresa). A empresa opera hoje nos Emirados Árabes e Arábia Saudita.
Os diplomatas foram recebidos pelo gerente executivo para Novos Mercados da JBS Brasil, Márcio Rodrigues, que disse que a empresa está sempre atenta a oportunidades de mercado em qualquer lugar, lembrando que os países árabes são muito importantes para a companhia, maior produtora mundial de carne bovina e de carne de frango. Ele também disse ser “uma honra” receber os diplomatas árabes e a eles apresentar os processos de produção.
Vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Mourad também esteve na visita. Ele afirmou que a unidade é “cartão de visitas” para os importadores em razão dos cuidados com a origem, produção, procedimentos e higiene adotados. “Para os embaixadores que estiveram presentes não foi importante apenas para mostrar os cuidados com o halal, mas também porque eles demonstraram [para a empresa] o interesse em adquirir o produto halal no Brasil. É uma grande oportunidade para a JBS explorar o mercado externo e a comunidade muçulmana do mercado brasileiro”, disse.Na visita à fábrica, os diplomatas acompanharam os setores de estoque e desossa bovina, além de terem ouvido uma palestra sobre a companhia e suas marcas.
Participam da visita oficial ao estado de Goiás o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e, entre os diplomatas, além de Alzeben, o embaixador da Liga Árabe no Brasil, Qais Marouf Kheiro Shqair; do Catar, Ahmad Mohammed A. M. Al Shebani; da Líbia, Osama Ibrahim Ayad Sawan, do Egito, Mai Taha Khalil, da Mauritânia, Abdoulaye Idrissa Wagne, e da Jordânia, Maen Masadeh, os encarregados de negócios do Iraque, Firas Hassan Hashim, da Argélia, Emira Assia, e do Sudão, Mohammed Elrashed Sidahmed Mohammed. Também estão nesta visita oficial os assessores da embaixada da Palestina Taoufik Berhill e Fares Mohamed Naklah e o assessor de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Bassel Abou Latif.
Fonte: ANBA