Foram estudadas parcerias entre o estado e a República Dominicana nas áreas de capacitação administrativa, turismo e energia.
Em uma agenda de trabalho em Curitiba, estado do Paraná, a embaixadora Patricia Villegas de Jorge (Segunda à esquerda), realizou diversas visitas a fim de aumentar a cooperação bilateral entre a República Dominicana e o Estado do Paraná. A primeira reunião, no dia 07, foi no IMAP (INSTITUTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ), durante a qual foi acordado capacitar os diversos municípios dominicanos em matéria de planejamento municipal.
Em seguida, a embaixadora visitou ao laboratório de energia renovável de Curitiba, onde a diplomata conheceu as atividades de empreendedorismo de jovens paranaenses em matéria energética. Patrícia de Jorge também se reuniu com jovens empresários com interesse em realizar palestras de formação em matéria turística com o nosso país;
A embaixada participou ainda da abertura da 35a. semana paranaense de turismo em união com a Universidade Federal do Paraná e os estudantes de grau de turismo, na qual Patrícia de Jorge fez uma palestra nesta quarta-feira (08), para dar a conhecer o exemplo em matéria turística da República Dominicana, e sua liderança na região.
Por fim, a embaixadora de reunião de formação e cooperação com Liana Vallicelli, diretora do escritório de informação do IPPUC (INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEAMENTO URBANO DE CURITIBA), na qual foi mostrado o planejamento urbano da cidade de Curitiba e seu modelo exemplar diante de diversos municípios do mundo nesta linha.
Em todas as reuniões, os diferentes organismos foram colocados à disposição da República Dominicana para fornecer capacitações consideráveis. No caso da Universidade Federal do Paraná, a embaixadora ofereceu cursos de formação em matéria turística, desde as universidades dominicanas aos estudantes de turismo desse centro de estudos.