Concessão de agrément foi anunciada em nota pelo Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores informou na sexta-feira (03), que o governo da República de Gana aprovou o nome da Ministra de Segunda Classe, Mariana Gonçalves Madeira, como Embaixadora Plenipotenciária do Brasil naquele país. Trata-se de sua primeira designação para chefia de posto no exterior.
Mariana Gonçalves Madeira é Chefe de Gabinete da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica com Países Desenvolvidos da Agência Brasileira de Cooperação. Madeira tornou-se Diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em 2022. Formada pela Universidade de Brasília, com Bacharelado em Relações Internacionais e Comunicação Social, e Mestrado em História, a Ministra esteve mais recentemente na Austrália, onde serviu como Cônsul-geral adjunta no Consulado-geral em Sidney, e exerceu a chefia do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, e dos setores de Comunidade e Cultural no mesmo Consulado-geral.
Em 2018, foi encarregada de negócios na Embaixada em Iaundê, no Cameroun. No Brasil, tornou-se Ministra de Segunda Classe, em 2017, enquanto ocupava a chefia da Divisão do Fórum IBAS e do Agrupamento BRICS. Iniciou sua carreira diplomática na Divisão de Assistência Consular (DAC). Suas missões permanentes e temporárias no exterior ocorreram no Consulado-Geral em Nagoya, em 1997 e em 2004; na Embaixada em Tóquio, entre 2000 e 2004; na Embaixada em Camberra, em 2011; no Consulado-Geral em Sidney, entre 2013 e 2016, e entre 2019 e 2022; e na Embaixada em Iaundê, em 2018. De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal