O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, se reuniu na manhã desta quarta-feira (24), com María Teresa Belandria, embaixadora da Venezuela no Brasil. “O ministro Pazuello reafirmou seu apoio ao trabalho que a embaixada no Brasil vem desenvolvendo desde fevereiro de 2019”, diz o comunicado à imprensa enviado pela assessoria de Belandria.
No encontro entre Pazuello e Belandria, foram tratadas das medidas para atender os migrantes venezuelanos através do sistema de saúde público do Brasil. Segundo a assessoria de imprensa de Belandria, desde o mês passado há profissionais de saúde venezuelanos trabalhando em um hospital de campanha de Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela. O objetivo foi de incorporá-lo no sistema de saúde brasileiro especificamente para o lutar contra a pandemia covid-19. 100% das pessoas que enviaram seus dados disseram que estavam dispostos a Voluntário.
A amizade entre o embaixador Belandria e o ministro Pazuello remonta a 2019, quando Pazuello foi o comandante da Ópera Acolhida, o programa de boas-vindas do governo federal para os migrantes venezuelanos.