Susan Faria
País referência em direitos civis e democratização; famoso pelas praias, campos e cidades históricas, o Uruguai comemorou mais um ano de independência, em 25 de agosto. Para celebrar a data, a sede diplomática daquela nação, em Brasília, abriu as portas para receber convidados. Foi momento de alegria e também de despedida do embaixador Carlos Amorin, depois de nove anos de serviços prestados no Brasil.
O diplomata agradeceu às autoridades e ao povo brasileiro, em especial os brasilienses, e a sua equipe de trabalho pela colaboração. A seu ver, “nossos povos têm muitas similaridades em termos humanos e culturais e compartilham valores que facilitou nossa tarefa”. Segundo o embaixador, foi desafiante trabalhar “nesse país gigante, com mudanças e contrastes”. Por último, lembrou que o 25 de agosto era o dia de festejar e recordar os laços com o Uruguai.
Após a Banda dos Fuzileiros Navais executar os Hinos Nacionais do Brasil e do Uruguai, a cantora uruguaia, radicada em Brasília, Gabriela Dotti, subiu ao palco com os músicos José Cabrera, no teclado; Marcelo Barrios, na bateria; e Junino Medeiros, no contrabaixo.
Foi servido o tradicional churrasco uruguaio e petiscos do país. Entre os presentes, vários embaixadores, representantes do corpo diplomático, autoridades militares e outros convidados.
Turismo – Famoso pelas praias, campos, cidades históricas, o Uruguai possui estrutura de lazer completa em ecoturismo, turismo de aventura, luxuosos SPAs, centros de águas termais, enoturismo, caça e pesca. Além de Punta del Leste, outro famoso lugar do país é a Colônia do Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, fundado pelos portugueses em janeiro de 1680. O Uruguai é classificado como o país menos corrupto da América Latina (seguido pelo Chile em segundo).
O país é referência em direitos civis e democratização. Em 1907, legalizou o divórcio e, em 1932, concedeu às mulheres o direito ao voto. Já legalizou uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e o cultivo, a venda e o consumo de cannabis. As mulheres ocupam 25% das forças armadas do país. Em 2009, José Mujica, ex-militante de esquerda que passou quase 15 anos na prisão durante o governo militar do país, foi eleito presidente. Hoje, o país é governado por Tabaré Vazquéz, médico e um dos líderes do partido de Esquerda Frente Ampla.
História – O Uruguai já fez parte do território brasileiro, tornou-se independente com Tratado de Montevidéu, em 1825. País com pequena dimensão terrestre, possui cerca de 3,3 milhões de habitantes, dos quais 1/3 vivem na capital, Montevideo. Faz fronteira com a Argentina e com o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul. Possui 19 departamentos e os mais visitados são Montevidéu e Maldonado (Punta del Este).