União Química apresentou para os participantes os evento as realizações da empresa na área de produção farmacêutica e biotecnológica, bem como informou sobre o desenvolvimento da cooperação russo-brasileira no desenvolvimento e produção da vacina Sputnik V. Os participantes também conheceram a fábrica Bthek, parte do grupo da União Química, que será a principal base industrial para a produção do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da Sputnik V no Brasil.
União Química é parceiro do Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) na produção da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. O acordo de transferência de tecnologia, fechado entre o RDIF e a União Química, prevê a organização de uma completa cadeia de produção do imunizante, inclusive do IFA, no território brasileiro.
Os lotes piloto da vacina já estão sendo produzidos pela União Química desde janeiro de 2021. A previsão da administração da empresa é que que a produção mensal atingirá 8 milhões de doses por mês em março-abril de 2021.
A Sputnik V é a primeira vacina no mundo registrada pelo Ministério da Saúde da Federação da Rússia em 11 de agosto de 2020.
A vacina “Sputnik V” tem uma série de vantagens principais:
- A eficácia da “Sputnik V” é superior a 90%, e a vacina oferece proteção total contra casos graves de coronavírus.
- A vacina “Sputnik V” é baseada na comprovada e bem estudada plataforma de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum e que são encontrados pela humanidade há milênios.
- A vacina “Sputnik V” usa dois vetores diferentes para duas injeções durante o processo de vacinação, o que cria uma imunidade mais robusta em comparação com vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.
- A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.
- Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram vacinadas com a “Sputnik V”.
- Os desenvolvedores da vacina “Sputnik V” estão fazendo parceria com a AstraZeneca para ensaios clínicos colaborativos para melhorar a eficácia da vacina AstraZeneca.
- A vacina “Sputnik V” foi aprovada na Rússia, Belarus, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia, Palestina. O processo de registro de vacinas da União Europeia foi iniciado.
- A “Sputnik V” não causa alergias graves.
- A temperatura de armazenamento da “Sputnik V” é de + 2 + 8 graus Celsius permite que seja armazenada em refrigerador convencional sem a necessidade de investimento em infraestrutura adicional da rede de frio.
- A “Sputnik V” custa menos de US$ 10 por injeção, o que o torna disponível em todo o mundo.