Aleksandar Ristic falou da importância das relações bilaterais no Dia do Estado
O embaixador da Sérvia no Brasil, Aleksandar Ristic, celebrou, no dia 25, na sede da embaixada, o Dia do Estado. A data é comemorada em memória de dois eventos da Revolução Sérvia que ocorreram em 15 de fevereiro – a Primeira Revolta Sérvia (1804), que deu início à luta pela libertação da ocupação otomana que durou quase cinco séculos, e a adoção da primeira constituição sérvia (1835). Embora essa constituição tenha ficado em vigor durante apenas 55 cinquenta e cinco dias, o seu espírito libertário ainda hoje é uma inspiração no país europeu.
O Embaixador Ristic relatou aos convidados que “ainda hoje as atuais gerações de líderes e cidadãos encontram, na primeira constituição sérvia de 1835, a força para preservar a unidade nacional e a integridade territorial da Sérvia e para trabalhar no seu desenvolvimento”. Segundo o diplomata, a adoção desta constituição foi um marco significativo para toda a nação e povo do país.
Ristic, ao falar das relações bilaterais com o Brasil, destacou que os dois países, tradicionalmente, mantêm uma excelente cooperação política e apoiam-se mutuamente. O diplomata prosseguiu afirmando que tanto a Sérvia quanto o Brasil são duas nações que vivem e se unem pelo esporte.
“Acredito que a melhor prova para justificar esse apelido é o lendário Dejan Petkovic, que, na ocasião da entrega das minhas credenciais diplomáticas, em 22 de maio de 2024, foi chamado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “o sérvio mais brasileiro e famoso do nosso país”.
As comemorações na Sérvia duram dois dias, com festas, discursos, coroação de flores e homenagens nas igrejas, lembrando aqueles que lutaram pela nação.