O embaixador do Japão Akira Yamada esteve, no dia 1º de setembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde se reuniu governador Reinaldo Azambuja para falar sobre os interesses em comum e projetos estratégicos entre os dois países. O governador m sua primeira ida ao estado, conversou ainda sobre os atrativos turísticos, a política de desenvolvimento sustentável e os potenciais de investimentos no Estado.
“Para nós é uma alegria receber o embaixador Akira Yamada e a sua comitiva. Discutimos aqui temas relevantes de interesses tanto do Japão como do Brasil, de Mato Grosso do Sul. Conversamos sobre as questões de meio ambiente, desenvolvimento, sustentabilidade e mostramos alguns dos nossos programas.
“Vamos encaminhar toda a nossa agenda de turismo, que o embaixador leve ao Japão as belezas de Mato Grosso do Sul. Para nós é uma honra, é uma gratidão receber o embaixador, a sua comitiva, até porque nós somos irmãos aqui. A colônia japonesa aqui de Mato Grosso do Sul contribui muito com o desenvolvimento e o crescimento do nosso Estado”, afirmou o governador.
O embaixador Yamada, de acordo com Reinaldo Azambuja, levou o vídeo da campanha “Desbravadores de destinos”, que mostra os potenciais turísticos do Estado. O diplomata, segundo ele, quis saber mais sobre a Rota Bioceânica e as belezas naturais sul-mato-grossenses. “Estou muito feliz de poder visitar Mato Grosso do Sul. Tivemos essa oportunidade de ter uma conversação muito frutífera com o governador sobre a nossa relação, sobre a amizade de Mato Grosso do Sul com a comunidade nikkei. Espero que nossa relação, a nossa amizade com Mato Grosso do Sul se fortaleça. Estou muito agradecido e satisfeito com essa visita”, acrescentou o embaixador.
Azambuja explicou que a Rota Bioceânica deve reduzir o custo com o frete de 25% a 30% e tem previsão de ficar pronta em 2023. Ele contou ainda que os países asiáticos são destino de 66% das riquezas produzidas em Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, o embaixador recebeu o título de Visitante Ilustre. Houve ainda troca de presentes.
A comitiva do embaixador contou com o cônsul para Assuntos Gerais do Japão em São Paulo, Hiroyuki Ide, e o 3° Secretário da Embaixada do Japão, Yasunori Mori. Também participaram da reunião na governadoria o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; o deputado estadual Herculano Borges; secretário Jaime Verruck (Semagro); presidente executivo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-brasileira de Campo Grande, Nelson Tamaguchi Aguena; presidente do Conselho Deliberativo, Nilton Kiyoshi Shirado; e o vice-presidente Cultural e Esportivo, Cláudio Sussumu Oikawa.