Alessandro Cortese visita Assembleia Legislativa, a vice-prefeita, o consulado e a comunidade italiana
O embaixador da Itália Alessandro Cortese encontrou, no dia 18, autoridades do estado, como o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, e a Vice-Prefeita isabella de Roldão. O diplomata teve também a oportunidade de visitar os institutos que promovem a língua e a cultura italiana, como o Centro Cultural Dante Alighieri e a Casa d’Itália. Além da Fundação Perrone, instituto beneficente, fundado pelo padre italiano Don Michele, que há mais de 20 anos presta atendimento terapêutico para crianças com deficiência.
Na missão, que foi até o dia 20, não poderia faltar a visita à comunidade italiana! O Embaixador se reuniu o pessoal do Consulado italiano do Recife, os representantes do Comites Nordeste, presidido por Maria Carolina Russo, e teve a oportunidade de ouvir muitos outros ítalo-brasileiros numa noite a eles dedicada.
Segundo o embaixador, o principal objetivo do encontro foi o estreitamento cultural entre os dois países, com o foco no Pacto de Amizade entre Recife e Veneza e o retorno dos voos entre a capital pernambucana e a Itália.
“Não poderíamos deixar de falar, claro, sobre os 150 anos da imigração italiana para o Brasil. Foram quase 577 mil imigrantes que chegaram ao continente americano através dos portos brasileiros”, disse Cortese.
Também participaram do encontro a cônsul geral da Itália no Recife, Nicoletta Fioroni; Andrea Desogus, primeiro secretário da Embaixada; Antonio Coelho, secretário de Turismo e Lazer do Recife; e Maria Eduarda Carvalho, gerente geral de Relações Internacionais da Prefeitura
.