Alunos do Centro de Ensino Fundamental Vendinha receberam, no dia 18, integrantes da Embaixada do Peru com escola toda decorada
A Hospitalidade de estudantes e professores de Brazlândia foi uma retribuição à visita feita à embaixada em abril, quando estudantes do 7º ano aprenderam sobre a história e a gastronomia do país sul-americano vizinho. A Ação integra o programa Embaixadas de Portas Abertas. Com adornos coloridos no teto e enfeites nas paredes e nas colunas do pátio, o embaixador do Peru, Vicente Rojas Escalante, diplomatas daquela sede diplomática e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg foram recebidos em clima de festa.
“Uma boa maneira de conhecer um país é através das brincadeiras de vocês”, disse Escalante aos alunos. “Estou muito contente!”, completou o embaixador. Além de visitar a unidade de ensino, os integrantes da representação do Peru assistiram a apresentações musicais dos alunos e conheceram um pouco da história e dos projetos da escola. Também foi exibido um vídeo sobre as belezas do Brasil, de Brasília e de Brazlândia.
Cerca de 600 alunos são atendidos no Centro de Ensino Fundamental Vendinha, construído em 1979. O colégio recebeu uma placa de escola parceira do Embaixadas de Portas Abertas, e a embaixada, um certificado.
“Esse é um trabalho que fortalece as oportunidades de formação de cidadania das crianças”, pontou a colaboradora do governo Márcia Rollemberg. Para o almoço foi servida a tradicional feijoada. O programa Embaixadas de Portas Abertas começou como piloto em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017 pelo Governo do Distrito Federal.