Abdollah Nekounam Ghadirli visita governador do estado com o objetivo de tratar de negócios bilaterais
O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadirli, reuniu-se nesta quarta-feira (28), no Palácio do Setentrião, com o governador do Amapá, Clécio Luís. O objetivo do encontro foi fortalecer relações diplomáticas com o governo iraniano. Foram apresentadas diversas potencialidades do estado.
“Eu estou muito feliz de poder estar aqui no Amapá, porque estamos interessados nessa cooperação, sobretudo, comercial. Como o comércio está concentrado no Sudeste, estamos pensando em criar relações com os portos do Norte do país. É bom poder encontrar um estado que, assim como nós, trabalha para um futuro melhor. Nós queremos cooperar”, comentou o embaixador.
Cumprindo uma série de agendas até sexta-feira, 30, com secretários de estado e grupos empresariais, Ghadirli conversou com Clécio sobre o trabalho realizado pelo Governo, quanto a logística, preservação ambiental, mineração, produção agrícola, e acesso a fertilizantes.
“Nestes dias vamos apresentar o potencial que o Amapá tem para as relações comerciais com outros países, neste caso com a potência que é o Irã. Tendo a logística como um potencial estratégico, assim como a agricultura em larga escala, estamos trabalhando para tirar o Amapá do isolamento comercial. Para isso, precisamos de parceiros para fazer negócios”, pontuou o governador.
Ghadirli está há seis meses no cargo de embaixador do Irã no Brasil e o Amapá é o segundo estado brasileiro que ele visita neste período. Além de gestores do meio ambiente, mineração e desenvolvimento econômico, integraram o encontro Renan Massoni, presidente da Associação de Produtores Rurais do Amapá; e Humberto Soares, empresário amazônico interessado em investir no setor de logística do Amapá.