André Santos discute as oportunidades de promoção cultural entre o Brasil e a Síria, assim como o desejo em promover a ampliação de trocas comerciais.
O embaixador do Brasil em Damasco, na Síria, André Santos, visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, nesta sexta-feira (15). Santos afirmou que busca promover a realização e a divulgação da cultura Síria, como forma de apresentar a sua cultura. “À medida que haja maior conhecimento e aceitação cultural da Síria no Brasil, todo o resto caminha. As relações comerciais, as exportações”, disse (na imagem acima, Chohfi presenteia Santos).
Santos foi recebido pelo presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, pelo CEO e secretário-geral, Tamer Mansour, e pelo assessor de Relações Institucionais da instituição, Bassel Abouf Latif. As trocas comerciais entre os dois países também foram tema do encontro, em razão da possibilidade em se ampliar exportações e importações. Em 2022, o Brasil exportou US$ 15,9 milhões em produtos para a Síria, sobretudo café. Do lado contrário, o país importou US$ 3,9 milhões, concentrados em fosfatos.
Chohfi afirmou que receber embaixadores na Câmara Árabe é uma forma de colocar a instituição à disposição das embaixadas para auxiliar na promoção e divulgação de negócios, iniciativas sociais e trocas comerciais. “No contexto da cooperação que a Câmara Árabe procura ter com os principais órgãos do governo na relação do Brasil com os países árabes, tradicionalmente temos o prazer em recebê-los. É importante para nós e para eles em suas funções”, disse. “Especialmente hoje, recebemos o embaixador André Santos, que está na Síria, país com o qual o Brasil tem uma relação antiga, inclusive com a representatividade da comunidade síria na sociedade brasileira”, afirmou.