Finalizando sua missão no Brasil, o embaixador da Ucrânia Rostyslav Tronenko foi condecorado no dia 17, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo governo brasileiro a cidadãos estrangeiros. A entrega foi feita no Ministério das Relações Exteriores, pelo Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, Embaixador Kenneth da Nóbrega.
No seu discurso, o embaixador Tronenko agradeceu a honraria e disse que a estendia e dedicava essa honrosa distinção a sua família, pois nesses quase 10 anos à frente da embaixada da Ucrânia no Brasil, os esforços foram divididos com sua esposa e filha em tempo integral.
O diplomata agradeceu ao Governo brasileiro, ao Itamaraty, aos descendentes de ucranianos no Brasil e aos amigos que fazem parte da vida da família. “Finalizamos a nossa missão como embaixadores em território brasileiro com a cabeça erguida e com a certeza de que demos o nosso melhor. Que a diplomacia internacional sempre encontre o diálogo comum, e a paz mundial prevaleça acima dos interesses pessoais e ideológicos de alguns países que colocam liberdade e soberania de alguns acima de tudo”, afirmou.