Pietro Lazzeri recebe o “Voto de Aplauso” concedido pela Assembleia Legislativa do estado
O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, visitou a sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Alepe, nesta segunda-feira (4). A iniciativa reconhece os esforços empreendidos pelo país em projetos de combate à pobreza, proteção ambiental e desenvolvimento das crianças, ao redor do mundo.
Em 2022, durante as fortes chuvas no estado, houve um grande gesto de solidariedade da Suíça, com a doação de colchões aos desabrigados. “Pela sua responsabilidade global, o país recebe o certificado em agradecimento pelo comprometimento com o fortalecimento do nosso Estado”, disse o deputado Nino de Enoque (PL), autor da homenagem.
O representante suíço agradeceu a honraria e ressaltou que veio a Pernambuco numa missão diplomática e comercial. “A parceria entre nossos países remonta ao século XIX. A vinda da Embaixada às terras pernambucanas é para estreitar os laços e intensificar ainda mais a agenda econômica, de inovação e sustentabilidade por aqui”, afirmou o chefe de missão. Nesta terça-feira (5), o embaixador visitou o Porto de Suape e, com nossas empresas, analisou oportunidades de negócio que há por lá.
Ciceroneado também pelo presidente do Poder Legislativo, o deputado Álvaro Porto (PSDB) e Lula Cabral (Solidariedade), respectivamente membro e presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, o diplomata suíço recebeu o “Voto de Aplauso” concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco ao seu país.
Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, Lula Cabral lembrou que o Estado pernambucano é um grande hub de consulados no Nordeste e um bom lugar para investimentos e negócios. “Temos boa infraestrutura para oferecer às indústrias e empresas. E, graças ao alinhamento com o Governo Federal, Pernambuco voltará a crescer e ocupar seu posto de Leão do Norte”, destacou o parlamentar.
Na comitiva da Embaixada da Suíça, estavam o Cônsul-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger; o cônsul honorário da Suíça no Recife, Rodolfo Fehr; o secretário-chefe da Assessoria Especial à Governadora Raquel Lyra, Fernando Holanda; e a gerente-geral de Relações Internacionais do Governo do Estado, Rayane Aguiar.
Parceria – A relação entre o Brasil e a Suíça vem desde o século XIX. Em 1819, o primeiro consulado suíço foi inaugurado no Rio de Janeiro. Já a primeira Embaixada foi aberta na capital fluminense, em 1907. A sede foi transferida em 1972 e, desde então, funciona em Brasília. A presença da comunidade suíça no Brasil tem crescido progressivamente e conta atualmente com quase 15 mil residentes em todo o território nacional.
O Brasil é o principal parceiro de negócios da Suíça na América Latina. Há mais de 500 empresas suíças funcionando em terras brasileiras, nos mais diversos setores, com uma estimativa de mais de 60 mil empregos gerados.
Fonte: Alepe