Com apresentações típicas brasileiras, estudantes do Centro Educacional Vargem Bonita, no Park Way, recepcionaram integrantes da Embaixada da Sérvia nesta terça-feira (17). A visita ocorreu 12 dias depois de alunos conhecerem um pouco da cultura e das origens do país europeu.
“Eles receberam a gente muito bem, e nós também estamos recebendo eles com muito carinho”, destacou o estudante do quinto ano Francisco Alan Amorim Cruz, de 10 anos. Animado com a visita, o garoto ajudou a segurar as bandeiras nacionais durante a execução dos hinos e participou da apresentação do Coral Vozes da Vargem, formado por integrantes da escola.
A visita faz parte do Embaixada de Portas Abertas. “A proposta é que a gente usufrua desses países que estão na nossa cidade. O que fazemos é abrir as portas e criar uma amizade com as embaixadas”, ressaltou a colaboradora do governo e idealizadora do programa, Márcia Rollemberg.
A atividade ocorreu na quadra esportiva, onde também houve apresentações de capoeira e da dança do boi-bumbá. “Para mim também é uma oportunidade de conhecer como funciona o sistema escolar daqui e comparar com o do nosso país”, avaliou o embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, que estava acompanhado da embaixatriz, Olga Lazic. Ele apontou a iniciativa como fantástica e disse pensar em propor ação semelhante no país de origem.
O colégio recebeu uma placa de escola parceira do Embaixada de Portas Abertas, e a Embaixada da Sérvia, um certificado de instituição amiga do programa. Em breve discurso, Sarah Abrantes Santana, de 11 anos, demonstrou gratidão pela visita: “Amamos conhecer a Embaixada da Sérvia e agradecemos por vocês terem vindo na nossa escola”.
De acordo com a direção, o Centro Educacional Vargem Bonita atende cerca de 480 alunos, da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). A unidade ganhou um kit Criança Candanga, que contém, entre outros itens, cartazes para livre manifestação dos estudantes.
Os visitantes trocaram presentes com a comunidade escolar e também puderam levar para casa verduras cultivadas por produtores locais. O colégio recebeu uma placa de escola parceira do Embaixada de Portas Abertas, e a embaixada, um certificado de instituição amiga do programa.
Histórico – O programa Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017. A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.