Em Brasília desde março, quando assumiu sua missão no Brasil, o embaixador italiano ainda não tem participado ou promovido grandes eventos, em razão da pandemia. Na noite do dia 17, Azzarello abriu as portas da embaixada para um grupo pequeno de profissionais da imprensa da cidade. Apresentou-se, falou de seu carinho pelo povo brasileiro e dos planos para o próximo ano quando espera poder conhecer o Brasil e trabalhar em projetos bilaterais. Siciliano, da capital Palermo, o embaixador mostrou toda a simpatia característica dos italianos no Sul da Itália, inclusive utilizando todo seu aprendizado de português.
Francesco Azzarello (foto) disse se sentir muito honrado em ter a oportunidade de tomar o posto em um dos países mais importantes para o mundo da diplomacia. Na varanda da embaixada, com petiscos e espumante italiano, o diplomata foi recebendo seus convidados e os conduzia a uma roda de conversa. Formado em Economia pela Universidade LUISS, Azzarello iniciou a carreira em 1986 e, dois anos depois, estava como primeiro secretário comercial da embaixada italiana em Teerã, no Irã. Ele deverá comandar a missão diplomática por quatro anos.
Depois do primeiro contato com os jornalistas, foi a hora do bate-papo continuar na mesa de jantar. O menu italiano foi preparado pelo chef da embaixada Valerio Centonze. Dentre as delícias da gastronomia daquele país, foram eleitos risoto ao limão siciliano e manjericão, lasanha à bolonhesa e canelone vegetariano. De sobremesa, o chef elaborou os saborosos semifreddo al torroncino com calda de chocolate, cannoli siciliani com lascas de chocolate e tiramisu. Cada prato foi harmonizado com um vinho italiano especial.
Fotos: Jacqueline Lisboa/Metrópoles