O embaixador da Eslovênia no Brasil Gorazd Rencelj comemorou, no dia 22 de junho, o 31º aniversário de independência do país. A festa foi antepassa já que oficialmente o chamado “Dia do Estado” é em 25 de junho. Nesta data, em 1991, a Eslovênia oficialmente conquistou sua independência, adotando a Declaração sobre a Independência e a Carta Constitucional Básica sobre a Soberania e a Independência da República.
Em seu discurso, o embaixador Rencelj lembrou que o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Eslovênia em 1992 e que, em maio do mesmo ano, a Eslovênia tornou-se membro permanente da Organização das Nações Unidas. “Por isso, este momento histórico é comemorado, reforçando os laços históricos e fraternos entre a Eslovênia e o Brasil”, afirmou.
Aos convidados, o embaixador informou que seu governo havia acabado de adquirir uma sede oficial para a Embaixada, o que , segundo ele, demonstra que as relações com o Brasil são sólidas e tendem a crescer ainda mais. A nova sede diplomática fica QL d8 do Lago Sul, na mesma rua da antiga embaixada.