NA FOTO: O Cônsul Honorário de Costa Rica em Santa Catarina- Rolando Coto Varela, o Embaixador da Costa Rica no Brasil Norman Ortiz, o músico costarriquenho Mario Ulloa, o Cônsul Honorário de Costa Rica no Paraná, Sergio Levy e o Senior Partner da Grand Hill Capital, Fabio Siebert. Crédito Divulgação
A data nacional da Costa Rica foi celebrada, no dia 19, com o recital do artista costarriquenho Mario Ulloa, no Palácio Cruz e Sousa, com a presença do Embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz. Antes, o diplomata, acompanhado pelo Cônsul Honorário da Costa Rica em Santa Catarina, Rolando Coto Varela, do Cônsul Honorário da Costa Rica no Paraná, Sergio Levy, e do Senior Partner da empresa Grand Hill Capital, Fabio Siebert, participou de reuniões no Estado de Santa Catarina junto ao Governador Carlos Moises da Silva e secretários, na Casa d’Agronômica.
Durante o encontro foram apresentadas as potencialidades do estado, as vantagens competitivas, a capacidade empreendedora e os avanços obtidos na gestão pública catarinense desde o início da atual gestão. Também foram discutidas as possibilidades de parcerias e fortalecimento das relações governamentais e culturais. Foram debatidos temas como desenvolvimento econômico e preservação ambiental, ecoturismo e sistema de zonas francas da Costa Rica.
“Costa Rica é um país que possui uma situação política, econômica e social estável com uma economia em constante expansão com uma grande abertura e dependência do comercio internacional”, explica o embaixador Ortiz. Hoje, o Brasil ocupa o terceiro lugar como fornecedor de produtos industriais ao mercado costarriquenho. Hoje o Brasil e Costa Rica possuem plano social e econômico semelhante. “Somos um país de renda média, com grande potencial ambiental e com sociedades muito semelhantes” reforça o Cônsul Honorário do Paraná, Sergio Levy. Por isso, segundo ele, é importante a contínua construção de alianças para que os países continuem mais próximos a cada dia”, enaltece.
O embaixador Ortiz também a participou da mesa redonda promovida pelas FIESC, FIERS e FIEP, que debateu sobre o potencial empresarial do comércio exterior e negociação de acordos comerciais. Também a visita Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina –FAMPESC, para conhecer os programas de incentivos para a instalação de empresas tecnológicas.
Na opinião do governador Moisés, o estado tem muitas semelhanças com a Costa Rica, especialmente em termos de tamanho territorial e populacional. Neste encontro, trocamos experiências e já firmamos alguns interesses de diálogos. “A Costa Rica é um país exemplar na proteção ambiental e de prevenção a desastres. Temos interesses mútuos que podem ser compartilhados para o desenvolvimento de ambos”, disse o governador.
Em sua fala, o embaixador da Costa Rica salientou que há todo o interesse em contribuir e firmar parcerias com Santa Catarina. “Compartilhamos experiências importantes. Dentre as semelhanças, também somos um país e um estado que damos muito valor ao desenvolvimento tecnológico, inovação e ciências. Somos orientados para o futuro com uma missão voltada a ser sustentável, socioeconômica. Tanto a Costa Rica quanto Santa Catarina têm muito a oferecer, relatou Ortiz.”
Já o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, destacou que o encontro foi muito importante para aumentar a relação de comércio exterior e a atração de investimentos para SC. “Os assuntos de maior interesse demonstrados pelos representantes da Costa Rica foram o desenvolvimento econômico, ambiental, e o ecoturismo. Também as melhores práticas que eles têm na questão das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), que inclusive é um tema que o governador vem tratando e retomando agora com a de Imbituba e o planejamento para a criação de mais duas: em Lages e Dionísio Cerqueira”.
Para o empresário Fabio Siebert, Senior Partner da Grand Hill Capital, acompanhar as reuniões junto a Embaixada da Costa Rica e o Consulado da Costa Rica no Paraná representa um forte potencial pois possibilitará o fomento das parcerias entre os países. “Planeja-se no próximo ano a realização de uma missão de negócios à Costa Rica, junto aos clientes da Grand Hill Capital e empresários do Paraná e Santa Catarina, vislumbrando parcerias econômicas futuras”, pontua.
Paraná – A partir desta quarta-feira (20), o embaixador Ortiz segue com agenda no Estado do Paraná. Entre as reuniões confirmadas está, no dia 21 (quinta-feira) pela manhã, na Federação das Indústrias do Paraná. Já no período da tarde, o diplomata se reúne com a presidência da Associação Comercial do Paraná.
No dia 22, sexta-feira, o Vice-Governador do Paraná, Darci Piana será o anfitrião do embaixador no Palácio Iguaçu. Ainda no mesmo dia, o Ortiz será recebido no IPPUC, onde será realizada uma apresentação Institucional de Curitiba com projetos estratégicos para a cidade.