O presidente argentino Alberto Fernández demitiu, neste sábado (4), Matías Kulfas, depois de ele ter sido criticado pela ex-presidente Cristina Kirchner. Em seguida anunciou que o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, assumiria pasta. O objetivo é fortalecer o governo. Oficialmente, ainda não há substituto para Scioli em Brasília. Ex-governador da província de Buenos Aires e ex-vice-presidente, Scioli contaria com o apoio tanto do presidente como de sua vice. E, além disso, tem planos para voltar a ser candidato à Casa Rosada, cujas eleições estão previstas para outubro de 2023.
Daniel Scioli substituirá Matías Kulfas, que havia sugerido corrupção em licitação conduzida por kirchneristas. O ministro da Economia, Martín Guzmán, reclama que a incerteza política, gerada pelas disputas entre os que, no governo, apoiam Alberto e os que apoiam Cristina, dificulta os planos para se colocar a inflação em queda, argumentam seus assessores.
O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, declarou recentemente que o Brasil e a Argentina “garantirão alimentos e energia para a região”, além de destacar as relações bilaterais entre os países vizinhos. A fala foi feita durante a comemoração do dia 25 de maio para cerca de 750 pessoas, entre ministros, diplomatas e demais convidados que participaram do evento na embaixada argentina.