A cultura, a dança, o artesanato, e a culinária típica de 100 países diferentes puderam ser vistos durante a 11ª Feira Internacional das Embaixadas, realizada no dia 28/11, no Estadio Mané Garrincha. O evento, organizado pelo Grupo de Cônjuge e Chefes de Missão, GCCM, teve a rede toda arrecadada especialmente para entidades filantrópicas.
A Feira Internacional das Embaixadas foi aberta pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg que se disse contente com a iniciativa e afirmou que o governo se esforçará para apoiar outras edições da feira. “Brasília se sente privilegiada por tê-los entre nós e por estar tão perto de centenas de países ao mesmo tempo”, discursou Rollemberg se dirigindo aos representantes diplomáticos presentes ao evento.
Apoiadora do projeto e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, esposa do governador, também participou do evento. “É importante a gente fortalecer a rede solidária da cidade, além de ser uma oportunidade de intercâmbio cultural. Na feira, cada embaixada terá uma vitrine para apresentar o país aos visitantes”, disse. Márcia ressaltou ainda os benefícios do projeto “Embaixadas de Portas Abertas” pelo qual alunos da rede pública visitam as sedes diplomáticas e conhecem um pouco mais de cada país.
O Secretário-geral das Relações Exteriores, Embaixador Sérgio Damese, ressaltou a importância do evento, o qual proporcionou o acesso ao conhecimento de diversas culturas e línguas. “É uma oportunidade de dar a volta ao mundo e apropriar da cidade com campo da paz”, afirmou. Durante a feira, em alguns estandes, os visitantes eram recebidos pelos próprios embaixadores ou embaixatrizes que, com muita simpatia, tentavam passar o melhor do país deles, apesar da dificuldade da língua.