A Embaixada da Itália recebeu hoje, 12, a certificação ′′ Zero Waste ′′ (Zero lixos) do Instituto Lixo Zero Brasil. A sede italiana já tinha sido insignificante com o título de primeira embaixada Verde da capital federal.
Um conjunto de medidas garantem que 100 % dos resíduos orgânicos se destinam à composteira do compound, também inaugurada durante a cerimônia de certificação. O produto final é usado como fertilizante dentro da embaixada. Os resíduos recicláveis e eletrônicos são doados a algumas cooperativas parceiras que, desta forma, têm a possibilidade de criar emprego e renda através da venda do material. A embaixada também aboliu o uso de copos de plástico tornando-se ′′ solteiro-use plástico livre “.
Localizada no meio da capital federal, a sede diplomática ocupa uma área de 25.000 metros quadrados. A engenheira ambiental Luciana Souza, que segue desde 2018 a execução do projeto ′′ Zero Waste ′′ junto com o Advogado Pedro Moura da Embaixada, sublinhou que ′′ hoje são enviados para aterro menos de 2 quilos por dia de lixo em frente dos 125 antecedentes do projeto “. Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e Diretor da Zero Waste International Alliance, desejou que o exemplo da embaixada da Itália em Brasília seja inspirador para outras instâncias diplomáticas e para todos os municípios Brasileiros em geral.
O embaixador da Itália Francesco Azzarello se disse particularmente honrado com o reconhecimento, bem como muito orgulhoso de que a Itália possa ser mais uma vez um ponto de referência no setor da sustentabilidade ambiental, prosseguindo também fins sociais, junto com o Brasil.
Por ocasião da entrega do Certificado ′′ Lixo Zero ′′ a Embaixada promoveu a projeção virtual gratuita do filme italiano de animação ′′ Trash “, inspirado nos temas da ecologia e sustentabilidade, uma aventura que une diversão e missão educativa, abordando o tema atual. Reciclagem e como todos nós podemos fazer a diferença.