Embaixadora Patricia Villegas de Jorge destaca conquistas, crescimento dos turistas, a gastronomia e a abertura de novas rotas aéreas. A Ideia é aprofundar o diálogo e trocar opiniões sobre as oportunidades de investimento com o Brasil.
A Embaixada da República Dominicana no Brasil realizou, no dia 27, o II Encontro “Realidades e Perspectivas do Turismo na República Dominicana”, juntamente com os Ministérios do Turismo dos dois países e a Secretaria Internacional do Distrito Federal, em Brasília.
De acordo com nota da sede diplomática, “o encontro serviu de cenário para aprofundar o diálogo e trocar opiniões sobre as oportunidades de promoção e investimento entre as duas nações, fruto da construção das relações bilaterais estabelecidas no Memorando de Entendimento assinado no início deste ano pelos ministros do Turismo Celso Sabino e David Collado”.
A embaixadora Patricia Villegas de Jorge, destacou as conquistas geradas pelo grande esforço realizado pela missão diplomática nos últimos anos, destacando como primeira e grande conquista, a isenção de visto para visitantes brasileiros e dominicanos em ambos os países, o que gerou como resultado o aumento do fluxo de turistas, a abertura do primeiro voo São Paulo/Santo Domingo, da companhia aérea dominicana Arajet.
Da mesma forma, destacou a presença nas mesas de trabalho do Turismo do G20 e na recente reunião a nível ministerial, realizada no mês de setembro deste ano, em Belém do Pará, com a presença de 44 delegações de diversos países do mundo, onde no âmbito deste importante encontro, fizeram uma apresentação sobre o tema “Gastronomia Dominicana: Uma das mais ricas do Caribe”.
Por sua vez, o Roberto Henríquez, Vice-Ministro de Qualidade e Serviços Turísticos do Ministério do Turismo da República Dominicana, frisou o importante crescimento que o turismo na República Dominicana vem refletindo, com um número de 7,4 milhões em agosto de 2024 e uma projeção para fechamento do ano de 11,5 milhões. Da mesma forma, parabenizou a embaixadora e toda a sua equipe por este tipo de iniciativas que aproximam de seus pares as delegações dominicanas que visitam feiras turísticas em diferentes países do mundo.
A contraparte brasileira foi representada por Sandro de Vargas Serpa, Secretário Adjunto do Ministério do Turismo do Brasil, que expressou a importância dos avanços alcançados com as reuniões técnicas do G20, a cargo da presidência brasileira, dando como exemplo resultado, a “Declaração de Belém”, documento que estabelece como pilares o desenvolvimento do turismo mundial, com maior foco na sustentabilidade, qualificação profissional e investimento em infraestrutura.
As economias do G20 devem assumir a liderança para garantir que o turismo aproveite o seu enorme potencial para construir um futuro mais justo e sustentável para as pessoas e para o planeta, disse Vargas Serpa.
O encerramento do evento foi conduzido por Paco Brito, Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, que ratificou o compromisso da secretaria com a República Dominicana, criando ações de cooperação e desenvolvimento de projetos, afirmando que se tornou um porta-estandarte da conectividade aérea , aproximando o Distrito Federal das principais cidades do mundo com a abertura de novas rotas e não descansando até conseguir o voo direto que liga a cidade mais moderna do mundo com as mais antigas como Santo Domingo.
O II Encontro de Turismo contou com a presença da delegação da República Dominicana de representantes do setor de turismo, que está em Brasília para o lançamento da Feira de Turismo ABAV 2024, a presença dos principais governantes do setor, corpo diplomático credenciado no Brasil, empreendedores do turismo e o apoio de influenciadores e meios de comunicação de ambas as nações.