Embaixadora Stephanie Al-Qaq e o presidente da empresa, Marcelo Freixo, conversaram sobre a realização do evento em Belém (PA), em 2025, e trocaram experiências sobre turismo internacional.
A embaixada do Reino Unido, em Brasília, sediou, na terça-feira (22), importante encontro entre a embaixadora Stephanie Al-Qaqe e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Os dois discutiram sobre turismo internacional e a realização de eventos que irão atrair estrangeiros para o Brasil, como a Reunião de Cúpula do G-20, no Rio de Janeiro (RJ), em 2024, e a COP-30, em Belém (PA), em 2025.
Stephanie Al-Qaq ressaltou que o nosso país tem um grande potencial turístico e que a voz do nosso país é importante no exterior. “Esses eventos podem abrir um novo Brasil para o mundo. As experiências poderão ser usadas a longo prazo. Com o G-20 e com a COP, temos uma ótima oportunidade para compartilharmos experiências. É muito bom que trabalhemos juntos”, disse a Embaixadora.
“O Reino Unido sediou a COP-26 em Glasgow, em 2021, e este grande evento deixou um legado positivo de investimentos no turismo que foi feito por lá. Nós, da Embratur, queremos incorporar as experiências positivas, entender o que deu certo. O turismo tem uma grande importância na nossa economia e o momento é favorável para que o Brasil assuma esse protagonismo no acerto das grandes nações e no debate da crise climática global”, afirmou Marcelo Freixo.
Para o presidente da Embratur, a COP-30 pode transformar o turismo no Brasil, reposicionando o nosso país como um destino sustentável. “Eu não quero que a COP-30 seja apenas um evento de sucesso, mas que também transforme a cultura do turismo, que se transforme na indústria verde que o Brasil precisa. Por isso, precisamos nos aproximar, fazer parcerias e ações conjuntas”, explicou Freixo à embaixadora. O presidente da Embratur também ressaltou que a Agência dedica esforços para ampliar a visitação de britânicos ao Brasil. “É um país prioritário, atuamos para que cada vez mais o Reino Unido visite o Brasil”, disse.
Freixo e Stephanie ainda conversaram sobre como a inovação e a tecnologia podem melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil e também sobre o Ano Brasil-Reino Unido, evento marcado para 2026 que promove trocas culturais entre as duas nações. Em novembro deste ano, a Embratur estará em Londres para participar da WTM, feira internacional de turismo que acontece entre 6 e 8 de novembro.
Turismo no Brasil – O Reino Unido ocupa a 9ª posição entre os principais emissores de turistas ao Brasil. De janeiro a junho de 2023, mais de 68,1 mil britânicos visitaram as cidades brasileiras. Em julho deste ano, a Embratur promoveu uma famtour com operadores de turismo do Reino Unido na Rota das Emoções, com experiências turísticas que passam por três estados do Nordeste (Ceará, Maranhão e Piauí).
Fonte: Embratur