Com muita animação, festa contou com a presença do Secretário-geral do Itamaraty Marcos Galvão e mensagem do ex tenista e campeão mundial Gustavo Kuerten
Raquel Pires
Comidas típicas, apresentação de um coral, de dança e muita empolgação marcaram a festividade pelos 197 anos de independência do Peru, comemorado na última quarta-feira (8), na sede diplomática do país. A data, porém, é oficialmente celebrada em 28 de julho. Entre os presentes estavam embaixadores de outras missões, membros do governo brasileiro, peruanos, amigos e jornalistas.
O Embaixador do Peru Vicente Rojas Escalante recebeu seus convidados de braços abertos e enfatizou as relações bilaterais com o Brasil e o crescimento nas áreas de turismo, gastronomia, cultura e economia. “Nós, peruanos, sentimos que temos muitas possibilidades de trabalho em conjunto com os brasileiros, as opções são imensas. Certamente, existem dificuldades, mas as coisas positivas são as que predominam nessa relação”.
Em sua fala, o diplomata também agradeceu a generosidade brasileira e reforçou a sua confiança no crescimento tanto do Brasil quanto do Peru, especialmente andando como parceiros em diversos âmbitos.
Também presente na ocasião, o Secretário-geral Marcos Galvão exprimiu a alegria de estar comemorando a data na sede da representação diplomática e elogiou o país, ressaltando a beleza, a riqueza cultural e elogiando a diplomacia. “No universo bem mais restrito dos diplomatas e operadores de política externa, o Peru também é conhecido, com toda a razão, pela qualidade intelectual e profissional de seu corpo diplomático, de que nosso anfitrião é exemplo definitivo”.
A relação e cooperação técnica entre Brasil-Peru também foi enaltecida pelo representante do Itamaraty que frisou o o comprometimento do Peru em virar um destino turístico global e o aumento de brasileiros que visitaram o país. “Segundo entidades especializadas, o número de nossos turistas no Peru cresceu cerca de 70% nos últimos cinco anos, e estamos entre os visitantes que mais tempo permanecem e mais dispendem no país”.
No fim, para a surpresa de todos, o ex tenista Gustavo Kuerten também enviou uma mensagem de vídeo parabenizando os peruanos pela data. O atleta elogiou a simpatia do embaixador Rojas que o hospedou em Lima durante um campeonato. “Fui recebido muito bem por ele, tanto que trouxe, sem querer, a chave da casa dele para o Brasil”, lembrou Guga, rindo de sua desatenção.
O casal de dançarinos da Associação Cultural Brisas del Titicaca, a mais prestigiada entidade cultural do Peru, encantou o público
História – A Independência do Peru foi proclamada pelo general argentino José de San Martín, em 28 de julho de 1821, que também foi o primeiro presidente do Peru. A Guerra de Independência foi composta por uma série de conflitos militares no país contra a Coroa Espanhola. O Peru foi um dos países que proclamaram independência da Espanha no mesmo período, como Bolívia, Chile e Equador.