Fotos: Ludimila Barbosa/SECEC-DF
Na semana em que a independência do México é comemorada, a embaixada do país em Brasília inaugurou nesta segunda-feira (16), o Espaço Cultural Alfonso Reyes, com uma exposição que homenageia os três arquitetos mexicanos que planejaram a sede da representação diplomática: Teodoro González de Leon, Abraham Zabludovski e Francisco Serrano.
A escolha da data para a abertura do espaço não é uma coincidência, pois Alfonso Reyes faleceu em 1959, e para celebrar os 130 anos de seu nascimento e os 60 anos de sua morte o espaço foi inaugurado na Embaixada do México. Também é celebrado os 45 anos da colocação da pedra fundamental da edificação da embaixada. Alfonso Reyes foi um escritor e diplomata mexicano que possuiu uma obra extensa e que esteve presente em diversos países através do serviço diplomático mexicano. Reyes foi embaixador na Argentina e no Brasil de 1930 a 1936.
Durante a cerimônia, o busto do Padre Miguel Hidalgo y Costilla, conhecido por dar o Grito de Dolores, que deu o início a independência do México em 16 de setembro de 1810, também foi inaugurado no espaço. Sendo um grande patriota, o padre foi um dos primeiros a começar a luta pela independência. Hidalgo juntou-se ativamente aos que questionavam a Coroa Espanhola.
O Embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas, declarou que a data de hoje é significativa para os mexicanos, em que é comemorado os 209 anos da independência do México. Porém, o embaixador relembrou que o início da luta do povo mexicano possui mais de 200 anos e que o México tem orgulho de suas raízes e história. “Foi um doloroso nascimento para o povo mestiço que forma o México de hoje. Isso somos nós, o nascimento do povo mestiço e somos orgulhosos de ter sangue espanhol”.