Democracia, apoio financeiro e as relações com o Brasil foram temas abordados pelo embaixador Nasser Almotairi
“Acreditamos que existem grandes oportunidades de investimento no Brasil, especialmente nas áreas de energia renovável, infraestrutura e segurança alimentar, e que já chegou a hora de progredir do intercâmbio comercial para uma cooperação estratégica. Nessa perspectiva, estão em andamento os preparativos para a realização do primeiro Fórum Econômico Brasil-Kuaite no próximo mês de junho. Informou embaixador Nasser Almotairi, em seu discurso.
Segundo o diplomata, o Brasil e o Kuaite estabeleceram relações diplomáticas há mais de 50 anos e tiveram crescimento em todos os campos, lembrou o embaixador. “No campo político, houve a troca de diversas visitas de autoridades, além da realização de mais de uma rodada de consultas políticas”, disse Almotairi.
O embaixador aproveitou a ocasião para expressar votos de sucesso ao novo governo brasileiro e reiterar o a permanente vontade do Kuwait em estreitar suas relações com o Brasil em todos os campos. De acordo com o diplomata, a amizade bilateral, caracteriza-se pela confiança mútua, diálogo, trocas de visitas de autoridades, consultas políticas e cooperação em diversas áreas.
Em relação ao campo econômico, de acordo com o embaixador, a Autoridade Geral de Investimentos do Kuwait desempenhou um importante papel no estreitamento das relações bilaterais, por ser considerada um dos primeiros fundos soberanos do mundo a investir em muitos setores no Brasil”, disse, informando ainda sobre o aumento do volume de intercâmbio comercial mesmo durante a pandemia.
Nasser Almotairi acrescentou ainda que “O Estado do Kuwait tem se esforçado desde sua independência em 1961 em respeitar os direitos das mulheres e capacitar o cidadão kuwaitiano para alcançar a prosperidade e uma vida decente, estabelecendo ainda um estado democrático, livre, com igualdade e justiça”.
Chefe da Divisão de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), o embaixador Sidney Leon Romeiro enfatizou a importância do Brasil e seu papel como provedor da segurança alimentar para o Kuaite. Segundo ele, a relação entre Brasil e Kuaite representa a combinação perfeita de interesses: “investimentos em setores diversos, infraestrutura, energia entre outros”, acrescentou.
Romero falou também sobre as inúmeras oportunidades de parcerias entre as duas nações nos setores de negócios, defesa, cultura turismo e esporte. Romeiro esclareceu que essas áreas tem um potencial muito grande para crescimento.
Entre as autoridades presentes na ocasião estavam também o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e o presidente da Câmara Árabe estiveram Chohfi, Mansour e a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.