Evento na UnB oferece oportunidade para tirar dúvidas e ouvir depoimento de ex-bolsistas
O Governo japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas e, com o apoio da Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (ABRAEX), realizou uma palestra explicativa, nessa quarta-feira (7/5), na Universidade de Brasília (UnB)
Cerca de 80 pessoas acompanharam a apresentação no auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB, e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a inscrição e as etapas do processo seletivo das bolsas oferecidas pelo governo japonês, além de conferir recomendações para quem deseja se candidatar ao programa. O público também teve a chance de conferir os valiosos depoimentos de ex-bolsistas, que compartilharam algumas de suas experiências como estudantes no Japão.
O evento contou com a participação e o apoio dos professores Francisco Pineda, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da UnB e vice-coordenador do NEÁSIA, e Guilherme Ramos, do Departamento de Ciência da Computação da UnB, ambos ex-bolsistas MEXT.
Colaboraram para o sucesso da palestra, ainda, os integrantes da ABRAEX, representada pela presidente Clara Ando e pelo seu vice-presidente, Alexandre Florian da Costa, assim como sua conselheira Ivana Jalowitzki, professora visitante de Design Técnico da Faculdade de Tecnologia da UnB que relatou sua experiência como bolsista MEXT na Universidade de Tóquio.
Após a cerimônia de assinatura, foi realizada por videoconferência a primeira reunião da mesa de colaboração Cazaquistão-Argentina, durante a qual as partes discutiram as principais orientações de suas atividades e trocaram informações sobre o desenvolvimento atual das economias de ambos os países, as tendências do comércio bilateral e as características da pecuária e da agricultura.
Segundo os palestrantes, a primeira reunião da Mesa de Parceria Cazaquistão-Argentina deve se tornar uma plataforma eficaz para estabelecer contatos diretos entre os círculos empresariais e organizações econômicas dos dois países em diferentes setores. Após a reunião, as partes manifestaram a sua vontade de realizar uma reunião presencial deste instituto numa das capitais dos dois países num futuro próximo.
Como se sabe, a iniciativa de criar esse mecanismo foi expressa pela primeira vez durante a 4ª rodada de consultas políticas cazaque-argentinas em Buenos Aires, em 22 de agosto de 2023. Posteriormente, em junho de 2024, na reunião do Embaixador Bolat Nussupov com a direção do Instituto Argentino de Promoção da Carne Bovina (IPCVA), foi alcançado um acordo específico sobre o trabalho conjunto sobre o tema.
Fonte: Embaixada do Japão