Na quarta-feira (12), a Embaixada do Japão celebrou o Dia das Forças de Autodefesa do Japão, comemorado tradicionalmente no dia 1º de julho. Este é o quinto ano em que a representação diplomática japonesa festeja a data com a participação de políticos, militares e autoridades brasileiras da área de segurança.
Um almoço de cardápio japonês tradicional, preparado sob o comando do chef da residência oficial, Kazumine Nohara, encantou os presentes fazendo o corte, na hora, de um atum de 60 kilos. Os convidados aproveitaram a comida, degustaram saquês premiados internacionalmente, além de conhecerem produtos oferecidos por empresas japonesas, que apresentaram o seu trabalho em estandes no evento.
Na ocasião, o embaixador Akira Yamada também entregou diplomas de Honra ao Mérito aos generais-de-divisão Rui Yutaka Matsuda e Jorge Cardoso Martins, homenageados por seus notáveis esforços dos militares em prol do intercâmbio nipo-brasileiro na área da defesa.
A honraria tem o objetivo de reconhecer os notáveis esforços dos militares em prol do intercâmbio nipo-brasileiro na área da defesa.
Imigração Japonesa
Outras celebrações japonesas ocorreram durante a semana na terça-feira (11), o embaixador Akira Yamada participou da sessão solene em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil, promovida pela Câmara dos Deputados. O aniversário da imigração se comemora em 18 de junho, data em que o navio Kasato Maru ancorou com os primeiros japoneses no Porto de Santos.
Hoje, o Brasil já conta com uma comunidade nipo-brasileira de quase 2 milhões de pessoas, entre japoneses e seus descendentes. “Apesar de terem enfrentado inúmeras dificuldades, os imigrantes dedicaram-se com afinco, e os seus descendentes deram grandes contribuições o desenvolvimento do Brasil e tornaram-se hoje membros indispensáveis da sociedade brasileira”, ressaltou Yamada na sessão.
O embaixador também recebeu da câmara federal um certificado de menção honrosa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da relação bilateral entre o Japão e o Brasil.