Em nota oficial, demostraram apreço pela manifestação de pesar do governo brasileiro
A embaixada do Irã no Brasil anunciou, nesta terça-feira (21, manifestando pesar, o falecimento do Presidente Seyed Ebhahim Raisi e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, em acidente aéreo na queda de helicóptero, ocorrido no dia 19. A nota agradece as condolências e apoio do governo do Brasil por meio do presidente Luís Inácio Lula da Silva, demais autoridades brasileiras, embaixadores, organizações entre outras.
O documento informa ainda que o Irã declara cinco dias de luto no país e devido à morte a bandeira iraniana ficará a meio mastro durante este período. Um livro de condolências está disponível na sede da embaixada hoje (21) e amanhã (22), das 10h às 12h e das 14h às 16h.
A nota oficial anuncia ainda que, de acordo com a constituição do Irã, com a morte do presidente, assumirá o governo do país o Primeiro Vice-Presidente Um conselho composto pelo chefe do Poder Judiciário, pelo Presidente do Parlamento e pelo Primeiro Vice-Presidente deve tomar as providências para a eleição de um novo presidente no prazo de 50 dias.