Eventos conjuntos, reuniões bilaterais e visitas de delegações dos dois países marcaram o ano em que também se comemorou o 30º aniversário do estabelecimento de relações bilaterais
Embaixada do Cazaquistão sediou, em 18 de setembro, uma cerimônia oficial de troca de mensagens de congratulações dos Chefes dos dois Estados por ocasião deste aniversário das relações diplomáticas entre o Cazaquistão e o Brasil.
Durante o ano, cinco delegações oficiais do Brasil visitaram o Cazaquistão: em 13 de abril Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Gilberto Petry foi ao Cazaquistão para participar da 2ª reunião do Conselho Empresarial “Cazaquistão-Brasil”, em 30 de junho Secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil Eduardo Saboia fez uma visita para participar da 5ª rodada de consultas políticas cazaque-brasileiras.
Já, em 5 de julho, o Subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Distrito Federal Felipe Ramon Rodrigues visitou nosso país para participar das celebrações do Dia de Astana, em 17 de setembro Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura do Brasil Roberto Perosa fez visita de trabalho para manter conversações com o Governo do Cazaquistão e em 25 de setembro terceiro secretário do Senado Federal do Brasil Chico Rodrigues foi para participar da 2ª reunião do Grupo de Amizade Interparlamentar “Brasil-Cazaquistão”.
Em 2023, as comitivas cazaques também visitaram o Brasil. Em 24 de agosto Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores Kairat Umarov fez a visita para participar do fórum de negócios “Cazaquistão-Brasil: oportunidades de investimento e comércio” em São Paulo, e em 8-10 de novembro a Presidente da Câmara Republicana de Notários A. Zhanabilova visitou o Brasil para participar do Conselho Geral da União Internacional de Notários em Brasília. A cooperação regional estava se desenvolvendo ativamente.
Nesse contexto, podemos lembrar de eventos como as reuniões do embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, com as autoridades dos estados brasileiros: São Paulo, em 16 de fevereiro e 24 de agosto, Santa Catarina, em 29 de março, Rio de Janeiro, em 31 de março, Pernambuco, em 5 de dezembro, e Mato Grosso do Sul, em 13 de dezembro de 2023. Todas essas reuniões e eventos deram o devido impulso à expansão da cooperação comercial e econômica e à identificação de novas oportunidades e projetos no campo de investimentos, comércio e agricultura.
O volume de negócios entre os dois países em 2023 totalizou mais de US$ 245 milhões. Em 28 de setembro, a empresa brasileira WEG abriu um centro de serviços em Almaty e, a partir do próximo ano, pretende localizar a produção de motoredutores no Cazaquistão.
Novos Consulados Honorários do Cazaquistão foram abertos em São Paulo (SP) e Campo Grande (MS).
O principal evento na esfera da cooperação cultural foi a inauguração do primeiro busto na América do Sul ao grande poeta e pensador cazaque A. Kunanbayuly, em 3 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, em 26 de abril foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Centro de N. Nazarbayev para o desenvolvimento do diálogo inter-religioso e inter-civilizacional e a União Planetária, em 24 de outubro, no âmbito do projeto “Biblioteca do Cazaquistão no Brasil”, foi lançado e apresentado o segundo volume da trilogia “Os Nômades”, de Ilyas Esenberlin. No dia 21 de novembro, no Teatro Nacional “Plínio Marcos” da capital brasileira, foi realizado um concerto de músicos cazaques Amir Tebenikhin (piano) e Aiken Aitbay (violino), juntamente com a Orquestra Sinfônica Nacional “Claudio Santoro”. No dia 23 de novembro, pela primeira vez na América do Sul, foi realizado um desfile de moda da estilista cazaque Tarbiya Aydymbaeva sob o lema “Roupas nacionais como parte integrante do patrimônio cultural do Cazaquistão”.
Os eventos culturais foram realizados em estreita cooperação com o Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, estabelecido em 2022. No âmbito científico e prático da cooperação, vale a pena mencionar a assinatura do memorando de cooperação entre o Centro de N. Nazarbayev para o desenvolvimento do diálogo inter-religioso e inter-civilizacional e a União Planetária do Brasil em 26 de abril deste ano, e o memorando de entendimento e cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Pesquisa Agrária do Cazaquistão, em 2 de junho.
Todos esses e outros eventos foram possíveis graças à estreita cooperação e ao apoio de nossos amigos brasileiros. Aproveitamos esta oportunidade para expressar nossa gratidão aos nossos amigos e esperamos continuar nossa cooperação no próximo ano.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão.