O Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, se reuniu com a Reitora da Universidade Federal de Brasília (UnB), Marcia Abrahão Moura para discutir o fortalecimento das relações na esfera científica e educacional entre o Cazaquistão e o Brasil. A perspectiva do estabelecimento de um intercâmbio acadêmico entre a principal universidade da capital brasileira e as principais universidades do Cazaquistão foi o ponto principal da conversa. O projeto de intercâmbio acadêmico em desenvolvimento permitirá a criação de novas disciplinas nas áreas de linguística e de engenharia.
Bolat Nussupov afirmou que seu maior objetivo é estabelecer conexões entre a UnB e universidades cazaques, visando o intercâmbio de estudantes e o aumento de falantes de português no Cazaquistão e da língua cazaque no Brasil.
“É um prazer recebê-lo aqui e iniciar essa parceria que com certeza será muito benéfica para ambos os países”, disse a reitora. Márcia Abrahão. Ela confirmou que a UnB está interessada em receber estudantes cazaques e também em enviar intercambistas para universidades do país. Citou, ainda, o projeto UnB Idiomas, que poderá acolher a demanda de ensino de línguas para os estudantes cazaques intercambistas.
Outro ponto discutido foi a assinatura de um Memorando de Entendimento ( acordo entre partes que expressa convergência de vontades e traça linhas de ação comum) para formalizar a parceria.
Nussupov citou o recente lançamento de cursos da língua cazaque e sobre os aspectos culturais, sociais e econômicos do Cazaquistão pela na Universidade Federal Fluminense, em setembro deste ano como exemplo de parceria bem sucedida.
Outro importante marco no posicionamento cultural do Cazaquistão perante os brasileiros a ser promovido pela Embaixada será a apresentação do primeiro volume do livro «Nômades» de Ilyas Esenberlin em português, que será realizado em 23 de novembro , como parte do lançamento do projeto “Biblioteca do Cazaquistão no Brasil”.
Com informações das redes sociais da Embaixada do Cazaquistão e da Universidade Federal de Brasília.