Embaixada de Portugal promove exibição de documentário, visita mediada à mostra e oficina sobre ‘Os Cadernos de Minha Vida’ em exposição de Joana Vasconcelos. A mostra Fascinação em Brasília dá início ao seu Programa Educativo em 5 de abril, a partir das 11h.
Com o objetivo de aproximar o espectador da obra da artista, a portuguesa Joana Vasconcelos, a Embaixada portuguesa promove, até agosto, no primeiro sábado de cada mês, atividades extras gratuitas. A primeira delas está marcada para 5 de abril, a partir das 11h, no auditório do Instituto Camões, e conta com a exibição do Programa Caleidoscópio, da TV Câmara, que destaca trajetórias e obras de artistas visuais em diálogo com temas contemporâneos. Em seguida, o público é convidado a participar de uma visita mediada à exposição Fascinação, com uma experiência imersiva nas obras da artista.
No turno da tarde, a partir das 14h, a oficina Cadernos da Minha Vida assume a programação para os inscritos previamente. A atividade busca imersão no processo de criação artística por meio da documentação visual e textual, inspirando-se nos Cadernos da Minha Vida, de Joana Vasconcelos. A ideia é que cada participante desenvolva um caderno pessoal, registrando seu próprio percurso criativo, explorando memórias, experimentações e conexões entre imagem e palavra. Assim como Vasconcelos utilizou seus cadernos para capturar ideias, esboços e inspirações ao longo dos anos, os participantes irão construir um arquivo de suas próprias investigações artísticas.
Conhecida por esculturas monumentais e instalações imersivas, Joana Vasconcelos propõe um olhar crítico da sociedade contemporânea com humor e ironia. Consagrada a primeira mulher e mais jovem artista a expor, individualmente, no Palácio de Versalhes, a mostra foi a mais visitada em 50 anos e é considerada um marco histórico na França.
A ideia é aproximar o espectador da obra de uma das artistas mais prestigiadas da arte contemporânea na Europa, a portuguesa Joana Vasconcelos. A partir deste mês de abril e até agosto, quando a exposição se despede, todo primeiro sábado de cada mês será marcado por atividades extras, sempre com entrada franca. Assim, neste sábado, 5 de abril, a partir das 11h, será possível assistir à exibição do Programa Caleidoscópio, da TV Câmara, sobre a artista, seguido de visita mediada à exposição. E de tarde, a partir das 14h, haverá a oficina Cadernos da Minha Vida, para pessoas que se inscreverem previamente. O dia todo será animado pela presença de food trucks.
CALEIDOSCÓPIO + VISITA MEDIADA
A programação começa às 11h, no auditório do Instituto Camões, com a exibição do episódio mais recente do Programa Caleidoscópio, produzido pela TV Câmara, que destaca trajetórias e obras de artistas visuais em diálogo com temas contemporâneos. Neste, o foco recai sobre Joana Vasconcelos, conhecida internacionalmente por suas esculturas monumentais que tensionam a relação entre arte, artesanato e cultura popular. Após a exibição, o público será convidado a participar de uma visita mediada à exposição Fascinação, em cartaz na Embaixada de Portugal em Brasília, possibilitando uma experiência imersiva nas obras da artista e aprofundando os temas apresentados pelo programa.
OFICINA CADERNOS DA MINHA VIDA
Às 14h, tem início uma atividade que propõe uma imersão no processo de criação artística por meio da documentação visual e textual, inspirando-se nos ‘Cadernos da Minha Vida’, de Joana Vasconcelos. A ideia é que cada participante desenvolva um caderno pessoal, registrando seu próprio percurso criativo, explorando memórias, experimentações e conexões entre imagem e palavra. Assim como Vasconcelos utilizou seus cadernos para capturar ideias, esboços e inspirações ao longo dos anos, os participantes irão construir um arquivo de suas próprias investigações artísticas.
Objetivo: Apresentar a importância do registro criativo e o trabalho de Joana Vasconcelos como inspiração.
Vagas limitadas: 10 pessoas
Inscrições pelo link. https://forms.gle/UUx4umukwXyUUVEs6
JOANA VASCONCELOS
Conhecida por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, nas quais descontextualiza e subverte objetos do cotidiano, propondo um olhar crítico da sociedade contemporânea com humor e ironia, Joana Vasconcelos é a mais jovem artista e primeira mulher a expor numa individual no Palácio de Versalhes, atraindo 1 milhão e 600 mil visitantes. A mostra foi a mais visitada em 50 anos e é considerada um marco histórico na França. Sua exposição no Museu Guggenheim de Bilbao também foi a terceira mais visitada da história do museu e sedimentou o nome da artista como um talento sólido da arte contemporânea. Ela já participou de mais de 900 exposições – sendo 165 individuais – e autora de 1.759 obras de arte.
FICHA TÉCNICA
Coordenação de produção: Virginia Manfrinato
Idealização e concepção: Alexandra Pinho
Fotografia: Joana França
Gestão administrativa: Clarice Magalhães
APOIOS
A exposição é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil, através do Instituto Camões, com o patrocínio da EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico no mundo, a partir dos incentivos da Lei Rouanet, e copatrocínio da TdP – Turismo de Portugal. Idealização e concepção de Alexandra Pinho, ex-adida cultural da Embaixada de Portugal no Brasil e diretora do Camões Brasil; coordenação do projeto de Virginia Manfrinato.
SERVIÇO
Joana Vasconcelos: Fascinação
Data: dia 5 de abril, a partir das 11h
Local: Embaixada de Portugal no Brasil (Avenida das Nações, lote 02)
Visitação: até 15 de agosto de 2025, às quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h, e no primeiro sábado de cada mês, das 11h às 16h, a partir de 8 de março
ENTRADA FRANCA
Fonte: Correio Braziliense.