Profissionais de destaque em várias áreas foram homenageadas
A Academia Internacional de Cultura (AIC) celebrou a entrega do Troféu Mulher 2024 na Embaixada de Cameroun, com a presença de embaixadores de dez países e mais de trinta acadêmicos da instituição. Os representantes camaroneses, embaixador Martin Agbor Mbeng e a embaixatriz Laura foram os anfitriões. Este ano, as homenageadas pela AIC com o troféu foi a própria embaixatriz Laura Mbeng, a empresária Ana Claudia Mizziara, a comandante da Polícia Militar Ana Paula Barros Abka, a cineasta Cleuza Brandão, a produtora cultural Damiana Leoi, a ministra aposentada Eliana Calmon, a comandante do Corpo de Bombeiros Monica Mesquita de Miranda, a deputada distrital Paula Belmonte, e a editora Raquel Verano.
Os embaixadores de Chipre, Cazaquistão, Eslovênia, Malta, Trinidad e Tobago, Grécia, Guatemala, Ruanda e Cabo Verde foram recepcionados pela presidente da AIC, Shirley Pontes, pelo embaixador de Cameroun, Martin Mbeng, e pela embaixatriz Laura Mbeng, com uma mostra cultural, onde estiveram expostas peças artesanais da República de Cameroun.
A abertura oficial do Troféu Mulher contou com uma plateia de mais de cem pessoas. Após a entrega das outorgas aos homenageados, acadêmicos da AIC e convidados puderam se deslumbrar com um desfile de moda com modelos camaroneses em roupas típicas daquele país. Após o desfile, foi oferecido um jantar com comidas típicas da República de Cameroun, animado pelo ritmo Makossa, música representativa do país.
A presidente da AIC, Shirley Pontes, depois de apresentar um pouco da cultura camaronesa, afirmou esperar que os presentes se encantassem com o país e incluíssem Cameroun no roteiro turístico, “tal a beleza, a riqueza e toda a hospitalidade e simpatia do seu povo”.
O Troféu Mulher visa contemplar mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, valorizando a dedicação e o bom desempenho na trajetória destas mulheres.
A AIC é uma entidade cultural sem fins lucrativos, sediada em Brasília, cujos membros são oriundos das áreas de literatura, artes, música, filosofia e ciências. Como instituição, tem a missão de promover, estimular e valorizar o bom desempenho profissional e o intercâmbio cultural, com vistas à paz e união entre os povos.