A embaixada de Bangladesh em Brasília fez uma comemoração, na sede diplomática, no dia 09 de setembro, onde o país foi apresentado sob uma nova luz aos integrantes da Associação Brasileira de Jornalistas da Área Internacional e Diplomática, Abrajinter . Foram mostradas as belezas, o potencial econômico, energético e relatada a relação construtiva com o Brasil. A Encarregada de Negócios Samia Israt Ronee, que está respondendo pela chefia da missão, fez uma informativa apresentação dando uma visão geral sobre Bangladesh destacando a história do país, sua luta pela independência do Paquistão, conquistada em março de 1971.
O Conselheiro Mohammad Abdullah Al Mamun e o Adido de Defesa Syed Misbahuddin Ahmad também fizeram uma apresentação sobre o país para os jornalistas, destacando o surgimento de Bangladesh, o papel do “Pai da Nação”, Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman como o arquiteto da Bangladesh Independente, o avanço sócio – econômico que Bangladesh alcançou nos últimos cinquenta anos, o desenvolvimento de forças armadas bem treinadas e o sucesso do país na área diplomática.
Em suas apresentações, os diplomatas de Bangladesh destacaram ainda como aquela nação superou todos os seus países vizinhos no alcance das Metas de Desenvolvimento do Milênio (tais como: redução da pobreza, redução da mortalidade infantil e das mães e garantia de saneamento e água potável para seus cidadãos – mesmo para aqueles que vivem nas áreas mais remotas), matrículas no ensino fundamental e empoderamento das mulheres. Explicaram também a graduação de Bangladesh de um país de baixa renda para um país de renda média.
Os diplomatas destacaram ainda as relações bilaterais Bangladesh-Brasil e expressaram sua convicção de que ambos os países trabalharão para construir uma parceria mais forte e cumprir os potenciais inexplorados que possuem. Ao final, foi oferecido um jantar típica da bengalesa para os membros da Abrajinter.