A noite de segunda-feira (24) foi de festa para o corpo diplomático da República Dominicana, pois foi inaugurada a sede da embaixada do país no Brasil. Em Brasília, a ocasião foi celebrada com um coquetel que teve a presença de diplomatas, representantes do governo federal e do governo de Brasília e autoridades da República Dominicana.
Estiveram presentes o vice-ministro de Relações Exteriores da República Dominicana, Hugo Rivera, e a encarregada da Secretaria de Negociações Bilaterais e Regionais das Américas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eugenia Barthelmess. O padre dominicano José Munique foi convidado a abençoar a inauguração da representação diplomática.
O embaixador Alejandro Zarzuela afirmou em discurso que há um ano atrás a pedra fundamental da construção da embaixada foi inaugurada e que o projeto que tinha previsão para 15 meses, foi realizado em 12 meses. O embaixador agradeceu o apoio da comitiva do vice-ministro Hugo Rivera durante o processo de construção da embaixada e dos funcionários da representação diplomática.
Zarzuela afirmou que a construção da sede é mais um passo de avanço na cooperação entre Brasil e República Dominicana. A embaixadora Eugenia Barthelmess também frisou a relação bilateral entre os dois países. “É incrível ver uma obra arquitetônica como essa no coração do cerrado e nós ficamos felizes da República Dominicana abrir um chancelaria aqui no Brasil”.
Barthelmess pontuou que as trocas entre os países vem passando por uma fase muito positiva e que abertura da embaixada representa um momento oportuno. “Nós interpretamos esse passo como uma mensagem de riqueza de potencial entre o nosso relacionamento. Essa nova residência é uma representação de projetos mais ambiciosos que podemos desenvolver entre nós”.
As parcerias também foram destacadas pelo vice-ministro de Relações Exteriores da República Dominicana, Hugo Rivera, que declarou que o avanço do relacionamento se deu através de diversos pontos, desde do comércio, a própria criação da embaixada no Brasil e a liberação de vistos para dominicanos entrarem no Brasil.
Ao final da festa, os presentes aproveitaram a culinária dominicana e danças tipicas do país, que animaram a todos.