Súsan Faria
Fotos: Eliane Loin
O embaixador Antônio Bernardini lançou, no dia 30 de março, um programa especial para quem deseja praticar e ouvir a musicalidade da língua italiana: o Ciclo de Leituras Públicas, denominado Il Piacere di Leggere in Italiano. O evento será realizado uma vez ao mês, na sede da embaixada, sempre com a leitura de um autor contemporâneo e sobre temas literários, de viagens ou jornalísticos. A primeira leitura, no final da tarde, foi de parte do livro “L’Amica geniale” (A amiga genial), da autora Elena Ferrante.
Na abertura do evento, Bernardini disse estar contente com a abertura das portas da embaixada para o estudo da língua de Dante e da literatura italiana com a realização do Ciclo de Leituras Públicas. “É grande o nosso entusiasmo e estamos felizes com a presença de vocês para vermos a beleza dos nossos clássicos literários”, disse. Brincou que ao se instalar na sede da Embaixada achou o espaço parecido com uma aeronave, mas que quer ocupar de maneira particular aquele local, trazendo programas culturais interessantes.
A programação IL Piacere di Leggere in Italino está fechada até o final do ano, sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 17h30, com exceção de dezembro, que será realizada no dia 7 daquele mês. A próxima leitura será feita dia 27 de abril e o texto será “Io non ho paura”, de Niccolò Ammaniti.
Cerca de 100 pessoas participaram do primeiro IL Piacere di Leggere in Italiano, dentre elas a bancária Teresinha Montebello, representando o Mestre Woo, de Tai Chi Chuan, de Brasília. “A iniciativa da Embaixada da Itália nos aproxima da língua e cultura italianas”, comentou. Teresinha explicou que a primeira leitura contou a história de duas amigas que seguiram caminhos diferentes, uma para os estudos, outra para os negócios, no texto de Elena Ferrante.
Ao lado de Teresina estava a economista Vera Lúcia Ribeiro, que também gostou do programa, mas com uma ressalva: “é preciso mais participação do público”. Vera Lúcia viveu quatro anos em Milão, na Itália, domina o italiano e entende que a leitura deveria ser seguida de debate.
Os participantes do programa receberam cópia do texto em italiano, no amplo salão da Embaixada, onde se sentaram em grupos. No palco, a professora de italiano da Universidade de Brasília, Andreina Di Vittori, se revezou na leitura do livro com alguns de seus alunos. Em seguida, foi servido um coquetel. A entrada é franca.
CAIT – A diretoria da associação de italianos, Circolo Amici Italia, prestigiou a nova iniciativa da embaixada que também apoia o grupo. “Projetos culturais sempre são importantes e recebem uma grande adesão como vimos”, disse Giuseppe Modaferri, presidente do CAIT, mostrando a sala lotada.
Veja as próximas atrações do programa Il Placere di Leggere in Italiano:
Dia 27 de abril: Ia non ho paura, di Nicolò Ammaniti
Dia 25 de maio: Seta, di Alessandro Baricco
Dia 29 de junho: La forma dell’acqua, di Andrea Camilleri
Dia 27 de julho: IL Senso del dolore. L’inverno del commissario Ricciardi, di Maurizio De Giovanni
Dia 30 de agosto: Gomorra, di Roberto Saviano
Dia 28 de setembro: Spingendo la notte piú in là, di Mario Calabresi
Dia 26 de outubro: Idi di Marzo, di Valerio Massimo Manfredi
Dia 30 de novembro: Una Giornata nell’antica Roma, de Alberto Angela
Dia 7 de dezembro: La fine è il mio inizio, di Tiziano Terzani