Filme “Ainda Temos o Amanhã” marca o início da 11ª edição do festival em sessão exclusiva para convidados.
Na noite do dia 27 de junho, a Embaixada da Itália se transformou em sala de cinema. Acomodados nas cadeiras espalhadas pela sala Pier Luigi Nervi, convidados aguardavam ansiosos pela exibição em primeira mão o filme mais assistido na Itália em 2023. “Ainda Temos o Amanhã” une a comédia e o neorealismo pop para retratar a luta das mulheres pela igualdade de gênero. Dirigido por Paola Cortellesi, o filme fez história se consagrando um dos maiores sucessos do cinema contemporâneo no país, ultrapassando a bilheteria de blockbusters internacionais como Barbie e Oppenheimer. Em Brasília, o resultado não foi diferente: Delia, interpretada por Cortellesi e personagem central da trama, cativou o público presente em Brasília, que emocionados ovacionaram a obra no fim da exibição.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, abriu seu discurso de boas-vindas lembrando a referência do nome do festival “8 ½” (Oito e Meio) à icônica comédia dramática de Federico Fellini, cineasta italiano e uma das principais referências da cinematografia mundial. Em seguida, Cortese elogiou diversos aspectos do longa de Cortellesi, das atuações aos temas retratados. “O filme foi muito bem construído, e tem uma ambientação maravilhosa. Digo isto porque a história se passa em Roma, minha cidade, e retrata muito bem a realidade do pós-guerra”, comentou, citando os problemas sociais enfrentados em 1940 como a probreza e a violência doméstica. “Aquele ano foi muito importante porque foi a primeira vez que as mulheres votaram na Itália”, concluiu Cortese.
O curador da Festa do Cinema Italiano de 2024, Stefano Savio, deu sequência à cerimônia de abertura contando um pouco da trajetória do festival, que teve início em Portugal há 17 anos e, hoje, está presente em Angola, em Moçambique e no Timor Leste, além do Brasil. O evento já é o maior evento do cinema italiano nos países de língua portuguesa. E esse ano, pela primeira vez, acontece em mais de 20 cidades brasileiras. Savio também destacou a exclusividade das obras selecionadas: “Os filmes dessa edição se destacam pelo seu ineditismo. Alguns, antes de chegarem aqui, tinham sido exibidos apenas em festivais”.
A curadoria da mostra priorizou filmes com temáticas relevantes, que levem o público a questionar e refletir sobre padrões impostos pela sociedade, e que incentivem a ruptura de paradigmas. Ao todo, 10 filmes farão parte da mostra, que se estende até 3 de julho. E estética de divulgação desse ano foi inspirada nos supermercados italianos dos anos 80 e protagonizada pela atriz portuguesa Ana Vilaça.
O público terá a oportunidade de assistir ao filme de Paola Cortellesi ao longo da programação do festival. Só em Brasília, serão 3 exibições, uma no Cinesystem Brasília e duas no Cine Cultura Liberty Mall.
Para conferir detalhes dessa maratona de filmes italianos pelo Brasil, acesse o site oficial 8 ½ Festa do Cinema Italiano e consulte sinopses, horário e locais. Também é possível adquirir seu ingresso clicando diretamente em “Bilheteria”. Basta escolher o filme e selecionar sua cidade para aproveitar o melhor do cinema contemporâneo italiano.
Por Camila Curado
Instagram: @camila.cris.tina LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/camilacu