Fotos: Eliane Loin
Para comemorar a proclamação da República Italiana, celebrado no dia 2 de junho, a Embaixada da Itália em Brasília abrirá suas portas aos visitantes durante todo esse mês para participarem de visitas guiadas e exposições em comemoração à data. O primeiro passeio pelas obras arquitetônicas e artísticas do edifício projetado pelo engenheiro italiano Pier Luigi Nervi foi realizado no dia 06 de junho.
Os visitantes foram recebidos pela servidora Chiara Gentile que além de mostrar algumas das dependências da sede diplomática, contou a eles a história da construção da embaixada. “É um palácio moderno criado por Nervi que trabalhava somente com concreto”, explicou.
A embaixada é considerada um “edifício verde” por ter em sua concepção uma preocupação com a sustentabilidade. A embaixada produz a própria energia, por meio de placas fotovoltaicas na cobertura do edifício. Os ambientes amplos também favorecem o uso de iluminação natural.
A iniciativa “Ambasciata porte aperte” (“Embaixada de portas abertas”) é totalmente gratuita. As próximas visitas acontecem nos dias 13, 20, 22 e 27 de junho, das 17h30 às 19h locais. Devido ao sucesso das duas primeiras turmas, o agendamento para os próximos passeios desse mês já está esgotado.
Além da visita, a Embaixada também hospeda três mostras. Na belíssima as Nervi, está montada a exposição fotográfica “Il paesaggio deScritto” (“A paisagem deScrita”), que conta com 89 imagens do fotógrafo Luca Capuano reproduzindo os Sítios italianos tombados pela Unesco como “Patrimônio Mundial da Humanidade”. A segunda é a “Even Closer Union”, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores italiano, que traz uma coletânea de fotografias e documentos sobre a evolução do projeto de integração da União Europeia desde 1957 até a atualidade. Foi criada para comemorar o 60º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma.
Graças á terceira exposição, “Italiani come Noi.” os visitantes percorrem as histórias de homens e mulheres que, por meio de sua atividade de pesquisa, sua criatividade e arte, ao longo dos séculos contribuíram para a difusão e o conhecimento da Itália no mundo. “Italiani come Noi …” narra a beleza da Itália celebrando a genialidade dos italianos que tornaram grande aquele País.
História – Construído em 1975, o prédio central da embaixada se sustenta em pilares de concreto aparente, alguns com mais de cinco metros de altura. A leveza das linhas modernistas é reforçada pelos jardins e pela presença da água – em escultura assinada pelo escultor ítalo-brasileiro Moriconi e em espelho d’água margeado por uma escadaria de mármore branco. O sistema de ventilação planejado por Nervi faz com que o espaço até hoje seja mantido sem ar-condicionado.
O acervo da embaixada reúne peças de artistas como Maria Bonomi e Cândido Portinari. O mobiliário também tem peças assinadas, como a longa mesa da sala de janta oficial, feita pelos irmãos Campana.